SIGA São Francisco ganha logomarca e reunirá informações de toda a bacia

04/06/2020 - 18:44

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) está desenvolvendo o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SIGA São Francisco), para realizar a gestão do conhecimento e permitir o acesso a todos que tenham interesse sobre dados da bacia. O SIGA São Francisco ganhou logomarca e identidade visual própria.


O sistema é um dos projetos que o CBHSF vem desenvolvendo e que foi descrito no Plano de Recursos Hídricos (PRH-SF 2016-2025) como um dos investimentos prioritários para a gestão da bacia. O SIGA São Francisco vai integrar informações de recursos hídricos, permitir visualizações em formato geográfico e disponibilizar apresentação de indicadores, promovendo mais transparência.

A professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do CBHSF, Yvonilde Medeiros, participa do Grupo de Trabalho (GAT) que está desenvolvendo o sistema e explica sobre a importância do SIGA São Francisco trazer informações claras e acessíveis. “Uma bacia hidrográfica de grandes proporções territoriais, como é o caso da do Rio São Francisco é capaz de, ao mesmo tempo, produzir e demandar um significativo número de informações diversas relacionadas à gestão dos recursos hídricos e de assuntos relacionados a essa área do conhecimento. O sistema fará a integração entre os estados da bacia, o Distrito Federal e a Agência Nacional de Águas (ANA). Além disso, será a base para a boa gestão e governança da bacia. Ao meu ver o SIGA será a principal ferramenta da gestão”.

Yvonilde Medeiros esclarece ainda sobre a composição do novo sistema. “O SIGA São Francisco será composto por módulos que serão integrados, sempre respeitando as peculiaridades regionais e estaduais e consolidando
as informações de forma a permitir análises integradas das informações. Após a conclusão do seu desenvolvimento, a Agência Peixe Vivo será responsável por alimentar e manter o sistema atualizado”, esclareceu.

A construção do SIGA São Francisco está sendo acompanhada em todas as suas etapas pela Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) por meio do Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT) que é formado por oito representantes de órgão gestores derecursos hídricos, um representante de cada Câmara Consultiva Regional, dois representantes da CTPPP / CBHSF e três representantes da DIREX /CBHSF, totalizando 17 (dezessete) membros.

O gerente de Projeto da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, informa que o sistema será desenvolvido em 18 meses. “A modelagem e o desenvolvimento devem acontecer ao longo desse ano e a previsão é que seja lançado em janeiro de 2021”.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Léo Boi