SIGA São Francisco avança na gestão do conhecimento a sua bacia

08/02/2021 - 20:00

O sistema já conta com quatro módulos criados e em funcionamento

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) desenvolveu o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SIGA São Francisco), para realizar a gestão do conhecimento e permitir o acesso a todos que tenham interesse sobre dados da bacia.

O sistema foi descrito no Plano de Recursos Hídricos (PRH-SF 2016-2025) como um dos investimentos prioritários para a gestão da bacia. O SIGA São Francisco vai integrar informações de recursos hídricos, permitir visualizações em formato geográfico e disponibilizar apresentação de indicadores, promovendo mais transparência.

O SIGA São Francisco é composto por módulos integrados, sempre respeitando as peculiaridades regionais e estaduais e consolidando as informações de forma a permitir análises integradas das informações. Já foram criados e estão em funcionamento os módulos Acompanhamento das Ações, SF MAP, o Web PLAN e o Info SF.

O módulo de Acompanhamento das Ações permite que o usuário (seja ele restrito ou não) possa verificar o andamento de todas as ações contratadas pela Agência Peixe Vivo, sob demanda do CBHSF com os recursos do Plano Plurianual de Aplicação (PAP) vigente.

O módulo SF Map é uma ferramenta que utiliza tecnologia WebGIS destinada à publicação de dados, consultas e análises espaciais. Através da ferramenta é possível realizar a publicação de dados geográficos da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e, por sua vez, os dados disponíveis poderão ser utilizados para estruturação de estudos e análises espaciais diversas.

Já o módulo Web PLAN armazena todo o conteúdo produzido na elaboração e nas atualizações do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O Info SF tem como objetivo o compartilhamento, manutenção, gerenciamento e publicação de informações entre ANA e estados referentes à Bacia do Rio São Francisco. Ele tem como características operacionais a inserção de dados numéricos e textuais a partir de um ambiente web. Após a inserção, a informação se torna pública e disponível para acesso a todos interessados.

A construção do SIGA São Francisco está sendo acompanhada em todas as suas etapas pela Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) por meio do Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT) que é formado por oito representantes de órgão gestores derecursos hídricos, um representante de cada Câmara Consultiva Regional, dois representantes da CTPPP / CBHSF e três representantes da DIREX /CBHSF, totalizando 17 (dezessete) membros.

Acesse https://siga.cbhsaofrancisco.org.br/ e acompanhe!

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins