Segurança de Barragens, vazão de água e planos de saneamento são pautas da reunião ordinária da CCR Submédio

12/07/2019 - 16:05

 


Programação segue nesta sexta-feira (12) com visita técnica a reservatório da região e ao Campus Avançado de Universidade Federal Rural, na cidade.


No Sertão do Moxotó, a cidade pernambucana de Ibimirim acolheu nesta quinta-feira (11) membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco para uma reunião ordinária do grupo. Durante todo o dia, os integrantes discutiram diversos temas de interesse regional, como segurança de barragens, vazão da água do Rio São Francisco e projetos públicos de saneamento.

Pela manhã, o primeiro local de encontro foi a unidade de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFFPE), localizada nas proximidades do Açude Poço da Cruz – reservatório considerado um dos maiores do estado, que hoje opera com baixo volume hídrico. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador da Câmara, Julianeli Lima, e pelo secretário Almacks Luiz. Além dos membros efetivos, que representam diversas organizações sociais, participou pela primeira vez como convidada a representante do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Katia Távaro, além de outras autoridades locais.

A primeira parte da programação foi dedicada a informes e devolutivas importantes à plenária. Uma delas foi a exibição do vídeo institucional produzido durante a campanha “Sou Mais Velho Chico”, realizada em Juazeiro-BA, em junho, acompanhada de uma carta de agradecimento do prefeito da cidade baiana. “Ter o reconhecimento do governo municipal e da comunidade é algo muito importante pra gente, pois temos a certeza de que estamos no rumo certo”, destacou o coordenador Julianeli.

Outra pauta matinal foi o andamento dos processos de seleção dos municípios contemplados com Planos Municipais de Saneamento Básico. Os presentes aproveitaram para sanar dúvidas sobre critérios da seleção, referenciamento geográfico das cidades, entre outros pontos.

Já no período da tarde, a reunião foi transferida para a sede da Prefeitura de Ibimirim, e contou com a participação do prefeito José Adauto, que acompanhou e participou das discussões. O Secretário Almacks Luiz fez uma oportuna explanação sobre Segurança de Barragens, contextualizando com os acidentes ocorridos em Mariana e Brumadinho, ambos em Minas Gerais. Numa infeliz coincidência, a explanação ocorreu no mesmo instante em que se noticiava o rompimento da barragem do povoado de Pedro Alexandre, na Bahia, “Este é mais um acidente que acende nosso sinal de alerta vermelho. Precisamos ser agentes fiscalizadores, entender o Dano Potencial Associado (DPA) e cobrar atuação das autoridades competentes. Não há nenhuma obra desta natureza 100% segura”, reforçou o secretário.

Outro ponto abordado por Almacks na pauta da tarde foi a vazão de água do rio na região do Submédio São Francisco. O secretário apresentou uma plataforma digital de nome ‘Hidroweb’, que traz informações atualizadas online sobre a vazão em cada localidade, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas, e disponível nas lojas de aplicativos para celulares.

Veja as fotos da reunião:

Afluentes não tratados em Juazeiro e Petrolina

Uma das deliberações finais da plenária foi o posicionamento a ser adotado pela CCR acerca da existência de efluentes não tratados lançados no Rio São Francisco, nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Colocado em votação, optou-se pela formação de uma comissão para a elaboração de um relatório sintético, apontando as irregularidades detectadas nas duas cidades, para ser avaliado pelo CBHSF e, posteriormente, encaminhado aos gestores das duas cidades, no menor tempo possível. A mesma comissão deve produzir também outro relatório mais abrangente, abarcando um diagnóstico geral sobre o lançamento de efluentes no rio em todos os municípios que fazem parte da calha no Rio São Francisco, na região do Submédio. Este deverá ser entregue na plenária do Comitê, no fim do ano.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Alves
*Fotos: Ricardo Alves