Santa Filomena em Pernambuco avança mais um passo na construção do PMSB

24/03/2021 - 17:20

Na tarde desta terça-feira (23) os membros do Grupo de Trabalho para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em Santa Filomena (PE) participaram da primeira reunião para apresentação do plano de trabalho e mobilização. A cidade é uma das 12 contempladas na região fisiográfica do Submédio São Francisco com o financiamento do PMSB pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Com 85 anos de emancipação política, o município de Santa Filomena fica localizado a 631 km da capital pernambucana e tem atualmente uma população estimada em 14.562, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2020). Seguindo a tendência da maior parte dos pequenos municípios, a cidade tem problemas nos quatro setores previstos pelo saneamento básico: coleta de lixo, drenagem de águas pluviais, saneamento básico e abastecimento de água em menor ou maior proporção. E é exatamente com o auxílio dos membros do GT que a realidade do município será traçada em documentos que devem compor o PMSB. O estudo vai prever um horizonte de 20 anos com ações de execução emergencial, a curto, médio e longo prazos.

“A gente reforça que o Comitê tem se empenhado para contribuir com estes municípios por entender que, sem este documento, as cidades acabam crescendo desordenadamente, sem organização, o que implica em prejuízos diretos ao meio ambiente. Então, o Plano vem para orientar e fazer com que as comunidades cresçam de modo consciente em consonância com os nossos recursos naturais. Por isso, a participação popular neste processo é vital, porque é a comunidade que sente os problemas de perto e pode apontá-los com propriedade”, explicou o secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luiz.

Ao todo, para construção do PMSB, serão executadas seis etapas correspondentes ao Plano de Trabalho, Programa de Mobilização Social e Programa de Comunicação do PMSB; Diagnóstico da Situação do Saneamento Básico; Prognóstico, Programas, projetos e Ações; Mecanismos e Procedimentos para Avaliação Sistemática do PMSB e Ações para Emergências e Contingências; Termo de Referência para a Elaboração do Sistema de Informações Municipal de Saneamento Básico e o último produto 6 que é o Relatório Final do PMSB – Documento Síntese.

Nas próximas semanas também serão capacitados os grupos de trabalho das cidades de Campo Formoso e Sobradinho, na Bahia, e Dormentes (PE).

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Kel Dourado