Ribeirão Extrema Grande, no Alto São Francisco, é contemplado com Projeto de Requalificação Ambiental

23/12/2019 - 16:34

O ribeirão Extrema Grande, afluente do rio São Francisco na região da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias, foi contemplado com Projeto de Requalificação Ambiental. A proposta foi apresentada na tarde de sexta-feira (20/12) aos membros da Associação Comunitária do Bonfim, localidade que concentra vários produtores rurais, entre os municípios de Felixlândia e Três Marias, em Minas Gerais. Até desaguar na represa, o Extrema Grande percorre quase todas as propriedades rurais dessa região.

A proposta foi apresentada pela empresa SANEAMB, em contrato assinado com a Agência Peixe Vivo, no mês de março, por meio do Ato Convocatório 20/2018. Para apresentar o diagnóstico e as intervenções a serem feitas, os engenheiros Weberton Santos, Demerson Muniz, Letícia Lopes e Jeaderson Muniz realizaram um levantamento na Bacia do Extrema Grande durante seis meses, acompanhados por proprietários dos sítios e fazendas do local, do técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Magno Gomes e do presidente da Asbon, Alzimar Pedroso.

Na reunião, foram apresentados mapas detalhados das propriedades avaliadas. O projeto contempla ações de recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs), cercamento e reflorestamento com plantio de espécies nativas do cerrado; construção e manutenção de barraginhas, em formato circular com dois metros de profundidade; construção de lombadas, terraceamento, com terraços de seis a 12 metros; tratamento de erosões pontuais com construção de paliçadas e plantio de leguminosas, além da adequação de estradas rurais com construção de sarjetas, bigodes e nivelamento de vias, cujo objetivo é diminuir o escoamento superficial, direcionando a água para fora da estrada.

Os recursos para implantação das ações foram orçados em mais R$ 1,65 milhão, provenientes da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. O secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Altino Rodrigues Neto, enfatizou que esta etapa do projeto só foi possível por causa do envolvimento da comunidade do Bonfim. “A proposta foi reconhecida e aprovada pelo Comitê devido ao empenho e união de vocês, pois essa água que sai do córrego Extreminha, encontra com o ribeirão Extrema Grande e deságua na represa de Três Marias, vai chegar lá em Piaçabuçu, em Alagoas, por isso precisamos cuidar das nossas águas aqui em Minas Gerais, garantindo quantidade e qualidade, para não comprometer a situação lá, no Baixo São Francisco”, afirmou.


Veja as fotos do evento: 


Após apresentação da Proposta de Requalificação Ambiental, foi aberto um debate para discussão das ações apresentadas. A maior preocupação foi em relação à implementação de um Sistema Agroflorestal (SAF), sugerido em forma de pomar agroflorestal em uma das propriedades, com área de aproximadamente 2.300 metros. Os participantes sugeriram a contratação de profissional especializado nesta área, devido às poucas experiências desenvolvidas no setor. Outro ponto debatido foi a inclusão de uma das propriedades que não constava na lista apresentada durante a reunião. Firmado o comprometimento com as readequações, o projeto foi aprovado pela comunidade.

Para a manutenção das intervenções, foi sugerida ainda a contratação de um profissional específico em mobilização social, com o objetivo de acompanhar a comunidade durante toda a execução do projeto, com previsão de início no próximo ano, após o período das chuvas.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Paulo Emílio Torga