Revista CHICO chega a sua 15ª edição e já está disponível em sua versão digital. Leia agora!

20/05/2024 - 15:35

A partir desta segunda-feira (20), a versão digital da 15ª edição da Revista CHICO, publicação semestral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), fica disponível para leitura! Confira agora alguns dos destaques da edição e leia a revista na íntegra!  


Revitalização em foco

Há exatos 20 anos, em 2004, foi lançado pelo governo federal o primeiro “Programa de Revitalização do São Francisco”. Desde então, outros programas propondo a recuperação ambiental do Velho Chico se sucederam. Mas o que significa exatamente revitalizar um rio? Segundo o Dicionário Aurélio, revitalizar quer dizer dar mais vitalidade ou vigor, imprimir vida, reviver. Para compreender o que pensam aqueles envolvidos nessa grande questão, tema da campanha de comunicação e mobilização social do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), fomos ouvir seis envolvidos com a causa do Velho Chico.

Além disso, na reportagem “Revitalização, uma história”, investigamos o presente e o passado, traçando a linha do tempo até desaguar em 2024. De acordo com o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o momento agora requer mais ação e mais firmeza. Ao longo dos anos, o CBHSF já apoiou e desenvolveu, a partir de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água, um total de 66 projetos que contribuem para a saúde do São Francisco. “A política nacional de recursos hídricos está parada, o que é inadmissível. Os próximos passos precisam ser decididos, definidos e a revitalização entra como nossa bandeira principal”, afirmou Oliveira.

Entrevista com ministro, energia, agronegócio e mais sertão

Nas Páginas Verdes, entrevistamos o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. O assunto é a piscicultura, fundamental para o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar da população – sobretudo da população ribeirinha.

Hoje, são cerca de 20 milhões de pessoas vivendo as margens do Velho Chico. Entre as principais atividades ao longo do rio estão a geração de energia elétrica e o agronegócio. Na reportagem “Prós e Contras”, esmiuçamos o que se deve e o que não se deve fazer para continuar garantindo comida e luz num cenário cada vez mais adverso. Como se vê na reportagem “Mais Sertão”, em duas décadas o Brasil ganhou cerca de 350 mil quilômetros quadrados de Semiárido.


Mergulhe com a gente nesse rio!


O explorador alemão e as belezas do território

Como seria o São Francisco antes de tanta degradação ambiental? Pois um alemão, nascido em 1797 na cidade de Hanöver, Henrique Halfeld, nos conta na reportagem “O Cartógrafo”. De 1852 a 1854, ele mapeou palmo a palmo o desconhecido rio, traçando um completo mapa contendo 30 pranchas, além de um curioso relato de viagem.

Para finalizar, uma viagem pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, que o paisagista Burle Marx chamou de “O Jardim do Brasil”. Nesta florida edição da CHICO, você vai conhecer algumas das espécies que compõem a diversidade botânica do Parque Nacional da Serra do Cipó, que há séculos vem impressionando especialistas.

Nem tudo são flores, mas as flores, com sua beleza, nos lembram que a luta pela preservação da natureza tem seus prêmios. Boa Leitura!


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social