Reunião do GACG/CBHSF que aconteceu na Agência Peixe Vivo em Maceió foi positiva

26/09/2019 - 10:48

O coordenador do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Luiz Dourado, se reuniu com membros das Câmaras Consultivas Regionais (CCR), Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) e Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL )na sede da Agência Peixe Vivo, em Maceió(AL). Na oportunidade, eles debateram acerca das atribuições e competências do GACG, aprovação da Minuta da memória de reunião GACG realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Brasília(DF), bem como debates a respeito da execução do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) 2018/2020 e projetos demandados pelo CBHSF.


A reunião foi um momento de retomada das atividades do GAGC que trouxe diversos debates entre os membros. Na ocasião, os participantes deram os encaminhamentos dos pontos colocados em pauta.

Segundo o coordenador do GACG, Luiz Dourado, nessa reunião houve um grande avanço na explicitação das atribuições e competências do Comitê que não estão sendo cumpridas pela exigibilidade de muitas reuniões que demandam custeio e logística. “Vale ressaltar que, como se trata de um grupo de trabalho, mesmo sendo especial, já que está inserido no contrato de gestão é imprescindível a realização de várias reuniões para o pronto atendimento das atribuições e competências definidas na deliberação normativa do CBHSF n° 98/2017”, explicou.

Dourado acrescentou que mesmo não sendo possível a apresentação do status e execução das ações do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco por parte da Agência Peixe Vivo foram inseridas as sugestões enviadas pelo presidente do Comitê, Anivaldo Miranda.

Almacks Luiz Silva, membro da CCR do Submédio São Francisco, declarou que o encontro foi positivo mesmo diante de tantas demandas que estavam à espera de soluções devido a falta das reuniões. “Conseguimos nesta oportunidade dar encaminhamento ao cumprimento da demanda da presidência”.

“Estamos atendendo a deliberação normativa do CBHSF n° 98 de 08 de dezembro de 2017, onde constitui o grupo que tem como finalidade o acompanhamento do contrato de gestão da APV. Hoje foi o momento de retomada dos trabalhos, como sempre acalorado de discussões. Um grande ponto positivo foi a presença de três coordenadores de Câmaras Técnicas como o GACG, CTPPP e CTIL”, finalizou Anselmo Barbosa, membro da CCR Médio São Francisco.

Participaram da reunião o coordenador do GACG, Luiz Dourado, William Bertozzi , Anselmo Barbosa Caires, Almacks Luiz Silva, Luiz Roberto Porto Farias, Daniela Dinato e Manoel Araújo (Agência Peixe Vivo) e Ana Catarina Pires de Azevedo Lopes (coordenadora da CTPPP).

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Deisy Nascimento