Resultados das pesquisas sobre as manchas de óleo no litoral nordestino foram apresentados em mesa-redonda

05/12/2019 - 18:36

Dando continuidade às pautas da XXXVII Plenária Ordinária promovida pelo Comitê da Bacia hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), na tarde de hoje (05) aconteceu uma mesa redonda com o tema: “Manchas de óleo que atingiram o litoral nordeste brasileiro”. No início do segundo semestre deste ano, manchas de óleo atingiram o litoral alagoano e o professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Emerson Soares, que está coordenando as ações, tem feito juntamente com o apoio de uma grande equipe, análises nas áreas afetadas tanto no litoral Norte quanto no Sul. Os pesquisadores coletaram 70 amostras de água e vão analisar 120 animais oleados.

O professor apresentou diversos metais pesados que foram encontrados durante as coletas, tais como hidrocarbonetos, mercúrio, chumbo, selênio e arsênio. “Continuaremos o monitoramento, o planejamento de novas ações de proteção ambiental das espécies sensíveis, a fim de traçar planos em caso de contaminação. É um desastre ambiental que preocupa, pois infelizmente este óleo que chegou ao nosso litoral é altamente agressivo e vai gerar problemas aos organismos e consequentemente ao ser humano”, disse.

Honey Gama, que coordena a Câmara Regional Baixo São Francisco e moderou a mesa-redonda, parabenizou o professor pela esclarecedora apresentação e colocou que é importante a participação dos estados na contenção do óleo. “O Comitê continua acompanhando cada passo em relação a esse derramamento de óleo sem precedentes. Vamos seguir vigilantes no sentido de lutar por medidas que possam minimizar os danos ao meio ambiente”, finalizou.


Veja as fotos da apresentação:


Após a finalização da mesa-redonda, os membros do CBHSF fizeram algumas perguntas acerca do tema abordado e comentaram da necessidade de continuar o monitoramento, bem como o planejamento de outras ações que possam colaborar para evitar que mais regiões sejam afetadas.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Allan Rodrigo