Representantes do CBHSF vão a Brasília para formalizar cooperação com IICA e FAO

21/06/2018 - 9:27


Um grupo de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Agência Peixe Vivo esteve em Brasília (DF) nesta quarta-feira (20 de Junho) para encontros com interlocutores do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Na pauta, a continuidade de diálogos iniciados durante o 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Março de 2018, para firmar parcerias para cooperação técnica e institucional em áreas de interesse comum. O objetivo é viabilizar a execução das metas e ações previstas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, período 2016/2025.
O CBHSF foi representado pelo presidente, Anivaldo Miranda, pelo vice-presidente, José Maciel Nunes Oliveira, pelo coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), Luiz Roberto Porto Farias, e pelo coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, Julianeli Tolentino de Lima. Pela Agência Peixe Vivo participaram da agenda a diretora geral, Célia Maria Brandão Fróes, e o diretor técnico, Alberto Simon Schwastzman.
Na avaliação de Miranda, a agenda em Brasília foi muito proveitosa, pois tanto o IICA quanto a FAO foram muito receptivos e se colocaram inteiramente à disposição para parcerias com o CBHSF. “Ainda é uma novidade que esses organismos trabalhem com comitês de bacia hidrográfica. Através de uma intermediação da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e dos Comitês de Bacia será possível obter as formas jurídicas mais simplificadas nas quais essa cooperação possa ocorrer. Inclusive, há possibilidade até para algumas ações dentro da bacia por meio dessas parcerias para conseguir doações e investimento internacional, o que potencializará, e muito, o que estamos querendo fazer para poder aplicar o nosso Caderno de Investimentos, que até o ano de 2026 prevê nada menos do que R$ 31,4 bilhões de investimentos a serem viabilizados através dos orçamentos da União, dos Estados da bacia, de agências governamentais, de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta e tantas quantas outras fontes de financiamento sejam passíveis de mobilização, inclusive através da cooperação internacional, para concretizar uma gestão sustentável de recursos hídricos na bacia do São Francisco”, comentou.
Pela manhã, no IICA, o grupo foi recebido pelo representante no Brasil, Hernán Chiriboga, pelo coordenador da Área de Agricultura, Gestão Sustentável dos Recursos Naturais e Adaptação às Mudanças Climáticas, Gertjan Beekman, pelo administrador Maximiliano Saudades e pelo técnico Christian Fischer. A reunião definiu que o Comitê preparará um projeto de cooperação técnica com ênfase em fortalecimento institucional, estudos estratégicos e capacitação.
A minuta do projeto de cooperação técnica entre o CBHSF, a Agência Peixe Vivo e o IICA será encaminhada pelo comitê ao instituto até Agosto de 2018. O documento passará, caso necessário, por adequações técnicas para incluir a parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA). Nesta etapa inicial, a cooperação estará voltada para ações como capacitação de irrigantes, enquadramento de corpos de água e convivência no semi-árido.
Confira as fotos da reunião com o IICA: 


À tarde, no escritório da FAO no Brasil, os representantes do CBHSF e da Agência Peixe Vivo foram recebidos pelo representante da agência da ONU no Brasil, Alan Bojanic Helbingen, e pelo assistente Gustavo Kauark Chiana. No encontro, ficou acertada a elaboração da minuta de um termo de cooperação entre o CBHSF e FAO nas próximas semanas. Em paralelo, terá início a idealização de um evento internacional para ser realizado em 2019 e tratar de temas relacionados à gestão da água. Há ainda a possibilidade de a agência oferecer assistência para a captação de recursos e gestão de projetos do CBHSF.
De imediato, o representante no Brasil da FAO aceitou o convite dos representantes do CBHSF para participar do I Seminário de Pesca Artesanal da Bacia Hidrográfica do São Francisco, que ocorrerá no início de Setembro de 2018, em Penedo (AL). Há a possibilidade, inclusive, da participação de especialista da FAO no tema.
Confira as fotos da reunião com a FAO:

 

*Texto: Iara Vidal
*Fotos: Cristiano Costa