Rádio São Francisco: Sustentabilidade Hídrica no Semiárido

25/01/2021 - 11:24

Responsável por contribuir com boa parte da produção de frutas, verduras e até mesmo café para a região norte da Bahia, agora a comunidade de Serra dos Morgados, em Jaguarari, vem observando a drástica redução das suas principais culturas devido à diminuição da oferta de água.

De acordo com a Associação das Mulheres Agricultoras e Artesãs de Serra dos Morgados, proponente do projeto, o desmatamento e a seca associados ao excesso de poços perfurados de modo ilegal são os principais fatores para o sumiço da água, situação que já está afetando até mesmo o abastecimento humano de comunidades inteiras, que atualmente dependem de carros-pipa.

Esta é uma das propostas aprovadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco através do Edital de Chamamento Público 02/2019, para manifestação de interesse para seleção e contratação de projetos com foco na sustentabilidade hídrica no Semiárido. Com isso, uma força-tarefa foi montada entre os dias 15 e 17, contando com a participação da comunidade para reunir informações que subsidiarão a elaboração de um termo de referência, documento base para a posterior contratação de obras que venham minimizar ao máximo os impactos da ação humana devastadora, através da exploração desenfreada do recurso natural.

O trabalho, que deve prever a construção de barragens subterrâneas, barreiros e outras estruturas objetivando a recarga de aquíferos, é financiado integralmente pelo CBHSF e executado pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos – COBRAPE, contratada através de licitação pela Agência Peixe Vivo.

O professor e um dos coordenadores do movimento Salve as Serras, Juracy Marques, contou para o Travessia como foi o processo e reforçou o alerta para o atual cenário de escassez hídrica.


Ouça o podcast:


 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Mariana Martins e Luciano Mafra