Rádio São Francisco: Requalificação Ambiental Paulo Afonso

19/10/2020 - 16:54

Com o objetivo de melhorar áreas degradadas no município de Paulo Afonso, na Bahia, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está financiando a requalificação ambiental através do reflorestamento, limpeza e isolamento da área do Lago Siriema.

O projeto vai proporcionar o início da recuperação da biodiversidade local, além de mobilizar a sociedade sobre a importância da preservação e proteção do meio ambiente assegurando, dessa forma, a manutenção das ações implantadas.

Entre as ações, estão previstas a ampliação do viveiro de mudas nativas de médio e grande porte e de plantas ornamentais, a melhoria do aspecto visual e do potencial para interpretação ambiental e de oportunidades de lazer para os usuários dos espaços do entorno do Lago.

O viveiro que atualmente tem capacidade aproximada de 100 mil mudas por ano, ganhará novos módulos, de acordo com a necessidade de produção.

Já o lago Siriema, inicialmente construído para receber o escoamento das águas pluviais e contribuir para o equilíbrio térmico da região, contará com os serviços de limpeza que incluem remoção, carregamento e destinação final de vegetação aquática. Também será feita a retirada da vegetação arbustivo-arbórea, além de entulhos, já que a área se encontra assoreada.

Conversamos com o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Honey Gama, que destacou a importância do serviço para a comunidade, lembrando ainda que o município precisa de muitas intervenções ambientais.


Confira o podcast: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Mariana Martins