Jornal Travessia – edição de março/2020

27/03/2020 - 15:02

A edição online da 35ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

A publicação traz as novidades sobre a implantação de comportas nos canais de irrigação no Vale do Paramirim. A iniciativa vai abranger dezoito comportas em dezoito canais, todas a jusante da barragem do Zabumbão até a divisa com o município de Caturama. As obras vão impactar diretamente cerca de 250 agricultores e, indiretamente, em torno de 2.000 pessoas, em uma área de 800 hectares de produção agrícola.

Outro destaque é que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, publicou um decreto estendendo para as 36 bacias hidrográficas do estado a implementação de cobrança pelo uso de recursos hídricos. Até este ano, as cobranças eram feitas em apenas 12 bacias do estado. A mudança representada no decreto que foi publicado no dia 07 de fevereiro de 2020 visa o cumprimento da lei que estabelece a Política Estadual de Recursos Hídricos.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou no dia 23 de março que a Usina de Três Marias, na região Central de Minas Gerais poderá atingir até o final deste mês, 100% de armazenamento do seu reservatório. Segundo a companhia, passado o período crítico das chuvas, quando a barragem se tornou decisiva para a segurança das populações ribeirinhas do Rio São Francisco, a usina passou a armazenar água para a gestão do período considerado mais seco do ano.

A edição também traz informações sobre a elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco – CBH SF1. Para o secretário do CBHSF, Lessandro Gabriel, o plano é de grande importância no momento atual, diante das mudanças climáticas e dos desastres ambientais, como o rompimento de barragens.

Os Dois Dedos de Prosa da edição é com a Malu Ribeiro, especialista em políticas públicas e de gestão de recursos hídricos. É gerente da causa Água e Clima pela Fundação SOS Mata Atlântica, e em janeiro de 2020, coordenou a segunda expedição realizada pela SOS Mata Atlântica às bacias dos rios Paraopeba e Alto São Francisco, um ano após uma das maiores tragédias ambientais do Brasil – o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho.


Confira a edição de março do Travessia na versão digital: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social