Rádio São Francisco: Energia elétrica e Velho Chico

20/08/2020 - 16:40

Nasce em Minas Gerais e percorre e abastece os estados de Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Do rio São Francisco vem boa parte das águas que os povos dessas regiões usam para a sua sobrevivência, mas todo o Brasil também se beneficia com sua riqueza, pois o Velho Chico provê água que é transformada em energia elétrica.

Somente em sua calha encontram-se nove Usinas Hidrelétricas: uma localizada em Três Marias que pertence a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e outras oito que pertencem à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF): as usinas de Paulo Afonso I, II, III e IV, e Sobradinho, na Bahia, Luiz Gonzaga, em Pernambuco, Moxotó, em Alagoas e Xingó, em Sergipe.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, cerca de 60% da energia gerada em todo o país é hidráulica. Essa energia é gerada pela correnteza dos rios, que faz girar turbinas instaladas em quedas d’água.
A geração de energia elétrica sempre provoca algum efeito na natureza, mas cada processo tem suas particularidades.
O nosso convidado de hoje é o professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Energética pela Université d’Aix-Marseille, Heitor Scalambrini Costa. Heitor nos explica que não existe fonte de energia denominada limpa.


Ouça o podcast:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Mariana Martins