Rádio São Francisco: desmatamento da Amazônia x boa gestão do CBHSF

23/04/2020 - 17:29

De 2013 a 2019, a bacia do São Francisco viveu a maior seca já registrada na região. A falta de chuvas reduziu a capacidade dos reservatórios e virou um desafio constante conciliar os diversos usos das águas do Velho Chico e de seus afluentes. No início deste ano, fortes chuvas atingiram a região, tornando a situação mais confortável – Sobradinho e Três Marias vão atingir capacidade máxima – e trazendo novas perspectivas para quem depende do rio para consumo e trabalho.

Enquanto a situação na bacia do São Francisco melhora, na Amazônia ocorre o oposto. Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou que, nos primeiros três meses deste ano, houve um crescimento de 51,45% no número de alertas de desmatamento na região em comparação com o mesmo período do ano passado.
Nesta entrevista, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Anivaldo Miranda, fala sobre o trabalho realizado para evitar conflitos e possibilitar que a comunidade do São Francisco passasse sem grandes turbulências pelos anos de estiagem.

Miranda também compara o trabalho realizado na Bacia do São Francisco com o da Amazônia e critica o modelo predatório que atualmente dá as cartas na floresta. Além disso, analisa as consequências ambientais e sociais caso não haja, em breve, mudanças na gestão ambiental, hídrica e de desenvolvimento sustentável da Amazônia.


Confira mais detalhes no podcast:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Mariana Martins e Luciano Mafra