CCR do Baixo São Francisco discutiu em reunião o andamento dos projetos do Comitê e a metodologia do Pacto das Águas

29/06/2020 - 13:17

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco juntamente com representantes da Agência Peixe Vivo se reuniram na última quinta-feira (25) por meio de videoconferência para a primeira reunião ordinária de 2020. Na ocasião, foram colocados em pauta assuntos como o fechamento dos escritórios (físicos) das CCRs Médio e Submédio São Francisco, o processo eleitoral do CBHSF, a metodologia para discussão do Pacto das Águas no âmbito das CCRs e Câmaras Técnicas, a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”e o status dos projetos na região do Baixo São Francisco.

Para a coordenadora da CTPPP, Ana Catarina Pires de Azevedo Lopes, a videoconferência foi a oportunidade de todos analisarem os projetos que se encontram em andamento. “Uma das pautas que debatemos foi sobre projetos vinculados ao saneamento. É importante que os municípios da calha do São Francisco tenham seus planos de saneamento concluídos para as futuras obras de universalização. O rio São Francisco precisa ter mais água e que ela seja com qualidade e de acordo com o que está previsto no plano do saneamento. O trabalho que o Comitê vem realizando nas comunidades ribeirinhas tem sido exitoso e os resultados estão chegando. Outro projeto abordado que necessita ser retomado o mais rápido possível é o reservatório pulmão de Piaçabuçu, já que ele é uma ótima alternativa encontrada para armazenar água durante o período de maré baixa do Rio São Francisco”.

Segundo Rúbia Mansur, gerente de integração da Agência Peixe Vivo, a primeira reunião da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, por meio de videoconferência foi muito produtiva. “Tivemos a grande oportunidade de alinharmos as informações às ações, atividades e projetos do Comitê que não pararam frente à pandemia da Covid-19, obedecendo sempre as orientações das autoridades de saúde. Em se tratando do Pacto das Águas, o mesmo será amplamente debatido no âmbito do CBHSF. Inicialmente, iremos apresentar com mais detalhes a metodologia proposta pelo consultor contratado pelo Comitê, Leonardo Mitre, para as Câmaras Técnicas e Câmaras Consultivas Regionais para que elas possam apresentar contribuições ao processo”, pontuou.

Uma das pautas da videoconferência foi o fechamento de dois escritórios físicos das CCRs Médio e Submédio São Francisco, situados em Bom Jesus da Lapa (BA) e Petrolina (PE). O fechamento ocorreu devido a uma queda na receita deste ano por conta da resolução da Agência Nacional das Águas, que suspende até agosto deste ano a cobrança pela captação de água em rios da União. Entretanto, é importante informar que as CCRs continuam funcionando no sistema home office.



Em relação à campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, Rúbia Mansur falou que a estratégia de utilização das redes sociais adotada pela TantoExpresso, empresa responsável pela comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, foi assertiva, principalmente considerando esse momento atípico da pandemia da Covid-19. “Esse ano mais de 100 instituições aderiram à campanha e em muito pouco tempo. Consideramos o retorno muito positivo. Lembramos que a campanha terá continuidade nos próximos meses”, explicou. Já em relação ao processo eleitoral, que estava previsto para este ano, deverá ser adiado para 2021.

De acordo com Honey Gama Oliveira, coordenador da Câmara Consultiva do Baixo São Francisco, as reuniões por videoconferência têm sido um instrumento muito útil para o Comitê, visto que os membros moram em cidades diferentes, e, neste momento de pandemia, estão impedidos de viajar. “É um canal que permite aproximar os membros a fim de abordar e discutir os projetos que se encontram em andamento. Também direcionamos os trabalhos e considero que a videoconferência de hoje foi bem produtiva, pois a gente tratou de diversas temáticas relevantes”, disse.

Manoel Vieira, assessor técnico da Agência Peixe Vivo, apresentou aos membros o status dos projetos contratados com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Ele detalhou sobre as principais ações demandadas pelo CBHSF, como projetos de requalificação ambiental, planos municipais de saneamento básico, projetos com foco na sustentabilidade hídrica do semiárido, projetos especiais e outras demandas da DIREC do Comitê.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento