Projetos do CBHSF e o Plano de Aplicação Plurianual – PAP 2021/2025 pautaram reunião da Direc

16/10/2020 - 13:51

Membros da Diretoria Colegiada (DIREC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco se reuniram com representantes da Agência Peixe Vivo na última quarta-feira (14), por meio de videoconferência. Durante a reunião foram apresentadas propostas relacionadas aos grandes projetos do CBHSF e ao Plano de Aplicação Plurianual – PAP 2021/2025.

Na oportunidade, a DIREC tratou ainda do Contrato de Gestão a ser celebrado entre a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico e a Agência Peixe Vivo, debateu sobre o calendário do processo eleitoral do CBHSF para 2021 a ser enviado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), definiu as datas das plenárias do Comitê para este ano e a próxima reunião da DIREC.

Em relação a apresentação da proposta dos grandes projetos, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, pontuou que é preciso priorizar a implementação dos sistemas de gestão. “Sem implementação dos sistemas de gestão é inútil você falar de gestão de águas e esse é o nosso grande eixo com o Pacto das Águas. Estabelecer a meta do enquadramento de toda calha central do rio São Francisco é outro ponto que merece atenção. Será uma grande vitória para nós conseguirmos esse enquadramento”.

Miranda acrescentou que a capacitação precisa estar presente na proposta dos grandes projetos, pois é uma ação fundamental. “Importante frisar a necessidade de realizar algo muito maior, dentro da visão de um grande pacote. Os irrigantes são grandes usuários das águas, e como todos sabem eles são muito focados no retorno dos seus investimentos e nem sempre têm uma visão ampla da gestão das águas.  Com o desaparecimento da extensão rural no Brasil, a forma de se aproximar dos irrigantes é a capacitação, focando no uso racional da água”, pontuou.

O presidente do CBHSF ressaltou que é preciso planejar e o tempo é agora. “A Diretoria Colegiada precisa opinar e ler de forma aprofundada cada proposta e projeto e dar sua contribuição acerca das pautas”, afirmou.

O gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, juntamente com a gerente de Integração Rúbia Mansur, apresentaram as propostas relacionadas ao Plano de Aplicação Plurianual – PAP 2021/2025 e o cronograma do PAP.

Rúbia Mansur considerou a reunião muito importante porque tratou de assuntos de instrumentos que devem ser aprovados ainda este ano pelo Comitê, como o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) e o Plano Orçamentário Anual (POA) e o novo Contrato de Gestão que traz muitas novidades de indicadores e metas do contrato. “A videoconferência teve como objetivo dar andamento a esses novos instrumentos e documentações para acompanhamento das ações da entidade delegatária do Comitê no ano de 2021”, disse.

Para o coordenador da Câmara Consultiva Regional Baixo São Francisco, Honey Gama, a última reunião teve um grande avanço porque foram discutidas questões ligadas a grandes projetos e lançamento de editais, isso dará uma repercussão positiva ao Comitê. “Em contrapartida, vai desafogar a Agência Peixe Vivo, que vem fazendo licitações de valores pequenos e isso acaba tomando muito tempo e dificultando a eficiência do Comitê. Aproveitamos para trabalhar nas avaliações dos projetos de maiores valores, do contrato de gestão e a nova estrutura fornecida pela ANA que irá substituir o nosso PAP. O Comitê repassou algumas demandas a CTIL, ao CACG e a CTPPP que irão amadurecer as propostas e logo em seguida o Comitê fará a discussão junto às Câmaras Consultivas”, contou.

As próximas reuniões da DIREC ficaram definidas para 29 de outubro onde serão avaliados os documentos da reunião de novembro e no dia 05 de novembro para o fechamento do PAP, POA e agenda.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Léo Boi