Projeto do CBHSF recupera nascente que abastece 52 mil pessoas em Alagoas

25/11/2014 - 13:45

Junquairo-imagem-de-GOS-Florestal  (1)

Entorno da barragem Junqueiro, na bacia do riacho Riachão, em Alagoas


A empresa GOS Florestal é a responsável pela elaboração da obra de recuperação hidroambiental desenvolvida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), no entorno da barragem Junqueiro, na bacia do riacho Riachão, em Alagoas. O trabalho envolve os municípios alagoanos de Junqueiro e São Sebastião, abastecidos pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), propositora do projeto junto ao Comitê, e atende as comunidades Riachão, Canduru e Grujau, beneficiando a uma população estimada em aproximadamente 52 mil pessoas, conforme dados do último Censo do IBGE, de 2010.
Na execução do projeto, já foi totalmente concluída a fase de plantio de mudas e, até agora, 37% das áreas de cercamento. De acordo com o engenheiro Alessandro Vanini, da empresa responsável pelo trabalho, a previsão é de que até o final de dezembro essa fase também esteja concluída. “Paralelamente a isso, os trabalhos de mobilização social e educação ambiental acontecem durante todo o processo”, garante Vanini. O contrato desenvolvido pela empresa tem a preocupação com a recuperação, conservação e aproveitamento das matas ciliares que protegem as águas da Barragem Junqueiro, responsável pelo abastecimento dos municípios envolvidos, preservando os recursos hídricos e do meio ambiente.
Apesar de ser um curso d’água relativamente pequeno, o Riachão tem uma enorme importância para a região, por ser responsável pelo abastecimento de água, de excelente qualidade, para a população. Como o solo da região é arenoso e frágil, assim que essas áreas são “brocadas”, inicia-se um processo erosivo, carreando grande quantidade de solo para os leitos dos cursos d’água e para as nascentes. As consequências são o assoreamento da calha e o soterramento de nascentes, diminuindo a vazão, ou até mesmo, secando cursos d’água.
Ainda conforme informações do engenheiro, os plantios de mudas também recebem manutenção pela empresa, até o final do contrato, a fim de garantir o sucesso das atividades desenvolvidas. A conclusão das obras está prevista para novembro de 2015. Do valor total do contrato, de R$ 413mil, 47% já foi executado, o que representa pouco mais de R$ 193mil.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF