Moradores do distrito de Mata do Milho, no município de João Dourado (BA), estão sendo beneficiados com a construção de banheiros e fossas agroecológicas financiada pelo CBHSF. No total, foram investidos R$4.000.000,00 e 226 famílias estão sendo contempladas
O projeto é resultado do Edital CBHSF Nº 01/2022, que selecionou municípios com seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) finalizados e aprovados nas respectivas Câmaras Municipais, para serem beneficiados com sistemas individuais de esgotamento sanitário em localidades rurais.
O coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, explicou a importância da condicionante: “a aprovação do PMSB garante que haja um planejamento estratégico para a gestão dos recursos hídricos e do saneamento. O documento também é importante para o monitoramento das ações, inserindo as fossas agroecológicas em um contexto mais amplo de gestão ambiental”. Ednaldo também destacou que o município de João Dourado foi contemplado pelo CBHSF com o PMSB em 2022 e que o atual projeto de esgotamento sanitário representa uma continuidade das ações em prol da melhoria das águas da bacia e das condições de vida dos seus moradores, especialmente os mais vulneráveis socialmente.
Intervenções beneficiam mais de 200 famílias
Paulo Tertuliano, Coordenador Ambiental do município e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde e Jacaré (CBHVJ), celebrou a iniciativa, que está na fase de conclusão das obras. “O projeto foi demandado pela Associação de Moradores de Mata do Milho e a população está muito feliz em ver os banheiros e as fossas, itens essenciais para saúde, higiene e dignidade, se materializando. Além disso, o projeto inicial previa 100 unidades, mas graças ao apoio da CCR Médio, conseguimos ampliar para 226”.
As fossas agroecológicas que estão sendo construídas pelo projeto utilizam a técnica de Tratamento de Vaso de Acesso para a Produção (TVAP), o que permite otimizar o tratamento de efluentes e transformar resíduos orgânicos em nutrientes para a agricultura local. O sistema também contribui para um ciclo de produção sustentável, reduzindo a contaminação do solo e da água.
Projeto foi uma demanda da comunidade local
A empresa responsável pela execução das obras é a Joamar LTDA, que, em março, irá promover nove oficinas de capacitação para a população, orientando sobre a manutenção e uso adequado das fossas agroecológicas com TVAP e a necessidade de boas práticas de saneamento. A conclusão do projeto está prevista para o mês de maio.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho