Projeto Bosque Berçário das Águas, que tem o apoio do CBHSF, é lançado em Piaçabuçu

28/09/2021 - 11:13

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, esteve no lançamento do projeto Bosque Berçário das Águas que aconteceu na última sexta-feira (24), na Associação Aroeira, em Piaçabuçu (AL). O evento contou com a presença de representantes de várias instituições como a UFAL, SEMARH, IMA, IBAMA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí, prefeitura de Piaçabuçu e LECEB.

Os projetos do Bosque Berçário das Águas de Piaçabuçu, em Alagoas e Brejo Grande (SE) são pioneiros e, de acordo com o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o Comitê está muito entusiasmado em apoiar, ou melhor, financiar por considerar que é preciso ter as comunidades ribeirinhas associadas à situação de preservação, mas também observando a questão de sustentabilidade do povo que vive na localidade. “Aliar a sustentabilidade às questões econômicas é um passo importante e ideal para a preservação do meio ambiente e do Rio São Francisco”, disse.

Oliveira aproveitou a oportunidade para ressaltar a valorização da ciência e da pesquisa. “Enquanto estivermos com o mandato continuaremos a investir em grandes projetos como o da Expedição Científica, por exemplo. O Comitê investe em grandes ações, estudos e projetos que visem a preservação do Velho Chico e comunidades ribeirinhas”.

A presidente da Associação Aroeira, Rita Paula dos Santos, disse que o projeto de reflorestamento ambiental patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é de fundamental importância não apenas para a questão ambiental, mas também para todos os extrativistas da foz do Rio São Francisco, pois é da natureza que é retirado o sustento na região.

“É da natureza que a gente tira o nosso sustento e precisamos colaborar para sua preservação. Esse projeto vem trazer esse lado sustentável para que todos possam cuidar da natureza e buscar melhorias no âmbito econômico. É muito importante para a Associação Aroeira esse projeto e com o plantio dessas árvores teremos uma produção maior de frutas, bem como terá um índice maior de chuvas na região. Estou muito feliz e agradeço imensamente ao presidente Maciel Oliveira, recém-eleito. Deixo também meu agradecimento ao ex-presidente, Anivaldo Miranda, que muito batalhou e defendeu a execução desse projeto. Toda a comunidade de Piaçabuçu e Brejo Grande agradece essa excelente iniciativa do Comitê”.

Jorge Olavo, gerente de Operações da Inovesa, que apresentou o projeto do Berçário das Águas, falou que os benefícios serão o aumento de renda dos associados, venda de mudas, plantio de mudas. “O viveiro será de alta tecnologia e irá melhorar a renda das famílias da região, o que é muito bom, pois a cidade não tem muitas oportunidades de emprego e essa dará a possibilidade de trabalho aos moradores de Piaçabuçu”, finalizou.


Veja as fotos do evento: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira