Programa Interesse Público, uma produção do Ministério Público Federal, homenageia o Velho Chico

25/03/2019 - 11:07


Importante ambiental e socialmente para o Brasil, o famoso rio é tema de série especial da revista eletrônica IP. A edição inédita foi ao ar às 17h30 deste domingo (24) na TV Justiça e depois fica disponível no canal do MPF no YouTube.


Assista ao vídeo:


O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março e, em homenagem à data, o Interesse Público retrata o Rio São Francisco. A equipe do programa foi até a nascente do Velho Chico, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. O rio é um dos mais importantes do país – nasce a 1.200 metros de altitude e atravessa 504 cidades, em cinco estados, até chegar ao Oceano Atlântico.
No Rio de Janeiro, o IP mostra uma agência do INSS onde direitos básicos do cidadão não são respeitados. Chama a atenção a falta de acessibilidade para cadeirantes e para quem tem baixa visão: o local não possui nem mesmo recursos simples, como corrimão de apoio e piso táctil. Tampouco as vagas de estacionamento especiais são respeitadas. O Ministério Público Federal decidiu mover ação contra o INSS para que essas falhas sejam corrigidas.
O programa traz ainda uma reportagem sobre o Dia do Consumidor (15 de março). Só no ano passado, o Procon de Brasília recebeu mais de 50 mil reclamações – a maior parte de empresas de telefonia, TV a cabo, internet e serviços bancários. O quadro MPF Explica mostra um novo perfil de comprador: o consumidor consciente. É aquele que se preocupa com questões ambientais, é contrário ao teste de produtos em animais e prioriza empresas que prezam por relações justas de trabalho.
Em Alagoas, uma cena triste e cada vez mais comum. Aumenta a cada dia o número de pessoas vivendo nas ruas. O Ministério Público Federal pede que essa população tenha, ao menos, acesso a atendimento médico no hospital universitário.
E uma notícia boa: o dinheiro arrecadado com multas de infrações ambientais, danos ao consumidor e condenações judiciais, que abastece o chamado Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, poderá ser usado para a revitalizar museus brasileiros. Saiba como, nesta edição do programa Interesse Público.
Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: pgr-interessepublico@mpf.mp.br
 

*Fonte: Ministério Público Federal