Presidente do Comitê do São Francisco articula apoio em Brasília por revitalização da bacia

08/10/2025 - 17:13

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Cláudio Ademar, cumpriu agenda em Brasília na última terça-feira (07), buscando apoio de senadores para questões cruciais que afetam a gestão e a revitalização do “Velho Chico”. As reuniões culminaram na promessa de uma audiência pública no Senado Federal dedicada exclusivamente à Bacia do São Francisco, considerada pelo presidente do Comitê como uma “grande vitória”.


Entre as pautas, os encontros incluíram conversas com os senadores Ângelo Coronel e Otto Alencar, além de uma visita ao gabinete do senador Jaques Wagner, onde foi recebido pelo chefe de gabinete, Lucas Reis, devido à ausência do senador em função de votações.

O principal foco das discussões foi a participação do CBHSF no Comitê de Contas do Fundo Eletrobras. Cláudio Ademar entregou aos gabinetes um parecer jurídico sobre o tema, argumentando pela inclusão e representatividade do Comitê na gestão dos recursos. Os gabinetes de Jaques Wagner e Otto Alencar se comprometeram a buscar um diálogo com o governo federal para tentar reverter a situação e abrir espaço para a participação do CBHSF.

Outra preocupação levada à mesa foi o corte no orçamento pela cobrança do uso da água, recurso destinado à bacia. O presidente do Comitê entregou um parecer técnico e obteve o compromisso dos senadores de buscar informações sobre as razões do corte e de articular para evitar novas reduções no orçamento de 2026.


Presidente do CBHSF foi recebido pelos senadores Otto Alencar (dir.) e Ângelo Coronel (esq.)


Audiência Pública: oportunidade histórica para o São Francisco

A notícia mais animadora veio do encontro com o senador Otto Alencar, que sugeriu a realização de uma Audiência Pública no Senado Federal sobre a Bacia do Rio São Francisco.

Cláudio Ademar destacou a importância do evento como uma oportunidade ímpar para movimentar os diversos atores da bacia e levar o “grito” do São Francisco à capital federal. A expectativa é reunir prefeituras, classe política (deputados estaduais e federais), sociedade civil, comunidades tradicionais (quilombolas, pescadores, indígenas), produtores rurais, entre outros atores.

“O objetivo é claro: levar o máximo de pessoas possível a Brasília para evidenciar a situação alarmante do rio e sensibilizar a classe política e o governo federal. A mobilização visa pressionar por um planejamento de ações que acelerem o processo de revitalização da bacia, garantindo a sustentabilidade hídrica e ambiental de uma das regiões mais vitais do país”.

A agenda em Brasília foi iniciada com a participação do presidente do CBHSF, a convite do Ministério da Pesca, no lançamento do Boletim da Aquicultura em Águas da União 2024, realizado também nesta terça-feira.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Acervo pessoal