Em agenda institucional realizada no dia 17 de outubro, representantes da atual gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estiveram em Aracaju (SE) para encontros no Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE) e na Universidade Federal de Sergipe (UFS). As visitas tiveram como objetivo fortalecer parcerias e alinhar ações conjuntas em defesa do rio São Francisco e das comunidades ribeirinhas.
A primeira reunião ocorreu no MPE/SE, com o promotor de Justiça Sandro Costa, representante do Centro de Apoio Operacional (CAOp) de Proteção ao Rio São Francisco e às Nascentes. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação entre o Comitê e o Ministério Público em áreas como educação ambiental, fiscalização e desenvolvimento sustentável.
O professor Carlos Garcia, membro do CBHSF e docente da UFS, destacou a relevância da articulação institucional. “Essas agendas consolidam ações estratégicas de cooperação técnica e científica, apoio à pesquisa, extensão, educação ambiental e fortalecimento da fiscalização — pilares fundamentais para a preservação do Velho Chico e o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.
O promotor Sandro Costa ressaltou o papel histórico do Comitê. “Essa visita foi muito importante para alinhar parcerias institucionais entre o MPE/SE e o CBHSF, que há anos atua de forma decisiva na defesa do Velho Chico e na proteção do meio ambiente.”
O presidente do CBHSF, Cláudio Ademar, também enfatizou a importância do diálogo com o Ministério Público, destacando que o promotor apresentou os resultados da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Estado de Sergipe. “A partir dessa troca, avaliamos iniciativas que podem ser desenvolvidas em conjunto para alcançar melhores resultados ambientais. Aproveitamos para apresentar o Programa de Educação Ambiental (PEA), que queremos implementar a partir de 2026, com foco na educação formal e informal. O programa será construído de forma coletiva, envolvendo universidades, secretarias estaduais e municipais — uma grande rede em defesa do rio São Francisco”, explicou.
A secretária executiva do CBHSF, Rosa Cecília destacou que diversos temas relacionados à Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) foram abordados. Entre eles, ressaltou a importância de oferecer à população um retorno construtivo, pautado na orientação e na prevenção, e não apenas na punição. “É fundamental realizar um trabalho de aproximação com as comunidades, buscando compreender as realidades locais e oferecer orientação adequada a cada situação”, afirmou.
Veja mais fotos:
Visita à Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Após o encontro no MPE/SE, a comitiva do CBHSF foi recebida pelo magnífico reitor da UFS, professor Dr. André Maurício. A visita reforçou o compromisso do Comitê em estreitar relações com a comunidade acadêmica e promover parcerias que fortaleçam a gestão integrada dos recursos hídricos.
Para o presidente Cláudio Ademar, a aproximação com as universidades é estratégica. “Precisamos nos aproximar da sociedade acadêmica para gerar resultados que beneficiem o rio São Francisco. Conversamos sobre a possibilidade de o Comitê participar de uma reunião da Associação dos Reitores do Nordeste, apresentando nossas ações e metas, com o objetivo de construir uma rede sólida de cooperação entre as universidades. A troca de informações e experiências pode evitar sobreposições de esforços e potencializar o que cada instituição tem de melhor em seu corpo técnico”, destacou.
O professor Carlos Garcia, da UFS, reforçou o papel da universidade no enfrentamento dos desafios da bacia. “A UFS reafirma seu compromisso com o São Francisco, colocando a ciência, a universidade pública e o engajamento social a serviço da vida das águas. Que as pontes construídas se traduzam em ações concretas em defesa do nosso rio”, concluiu.
Participaram da agenda os membros do CBHSF Cláudio Ademar (presidente), Rosa Cecília (secretária executiva), Elísio Marinho, Carlos Garcia (professor da UFS) e Manuella Vergne (OAB-SE).
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Manuella Vergne