Fórum de Pesquisadores se reúne em Salvador em prol do Velho Chico

28/07/2017 - 12:41

Texto e fotos: Rafaela Medeiros
A ampliação e produção do conhecimento científico acerca do Velho Chico tem atraído olhares de muitos especialistas. O resultado disso é o Fórum de Pesquisadores da bacia do rio São Francisco, que se reuniu nesta quinta-feira (27/07), no Mercure Salvador Rio Vermelho Hotel. O encontro, formado por membros e pesquisadores de instituições técnicas, de pesquisa e ensino superior, teve como pauta os resultados obtidos com o I Simpósio, realizado em 2016, os preparativos para a segunda edição do evento e o papel do Fórum para o fortalecimento da gestão das águas do rio.

Simpósio

Durante o evento foram discutidos os avanços e dificuldades enfrentados desde a realização do I Simpósio de Pesquisadores. Com base nessas informações foram apresentadas sugestões para a realização da próxima edição, que irá ocorrer em 2018 na cidade de Aracajú, em Sergipe. Para a professora Yvonilde Medeiros, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o saldo do I Simpósio foi positivo.”Há ainda uma maior expectativa para o segundo evento que deverá ampliar ainda mais o conhecimento acerca da bacia”, relatou.
Essa expectativa se deve à oportunidade de expandir as discussões por meio de temáticas que englobam o Velho Chico em todos os seus aspectos ambientais e sociais, contando com a participação de especialistas de diferentes áreas, inclusive de instituições sediadas em outros países, que tem demonstrado cada vez mais interesse no trabalho realizado pelo CBHSF.
Segundo o professor Melchior Nascimento, membro do Comitê, “quando as instituições internacionais convivem com o CBHSF, passam a ver a nossa capacidade de gestão dos recursos hídricos e atuação no contexto da bacia com dimensões significativas, como as do campo técnico-científico, o que desperta o interesse em participar”, afirmou.

O Fórum

Após as considerações acerca do simpósio discutiu-se o papel do Fórum para o fortalecimento da gestão das águas do São Francisco. Os participantes debateram as possíveis oportunidades dos pesquisadores poderem agregar seus conhecimentos em prol do Velho Chico, e compartilharam um pouco de seus conhecimentos e projetos científicos.
O professor Antenor Aguiar, coordenador do Fórum, finalizou o evento afirmando que “o que pode ser feito é trazer o conhecimento científico da academia para os gestores do CBHSF para que desta forma eles possam refletir e tomar decisões técnicas e até mesmo políticas com base nas informações disponibilizadas”. Ele ressaltou ainda que considera importante a reflexão a médio e longo prazo sobre o que desejamos para o São Francisco. “Este é um rio muito querido, mas sofreu o impacto de grandes obras e projetos nacionais que ocasionaram alguns problemas que precisamos solucionar, por isso é importante a colaboração de pesquisadores acadêmicos em sua gestão”.
Para dar continuidade aos debates e atividades do Fórum, em outubro os pesquisadores deverão se reunir em Brasília para discutir de forma mais técnica e científica a questão da crise hídrica do rio. Serão convidados alguns especialistas para compor uma mesa redonda para aprofundar o tema.
montagemforumsalvador
Integram o Fórum Permanente de Pesquisadores da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).