Presidente do CBHSF visita diretor do Ministério do Meio Ambiente

31/08/2012 - 11:07

Nesta quarta-feira (30.8), em Brasília, durante visita ao diretor do Departamento de Revitalização de Bacias – DRB do Ministério do Meio Ambiente, o presidente recém-eleito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, Anivaldo Miranda, expressou a vontade institucional do colegiado de estreitar o relacionamento com o ministério, com vistas à recuperação hidroambiental da bacia.

“O Ministério do Meio Ambiente é o nosso parceiro natural na bacia, porque o nosso enfoque é eminentemente ambiental”, afirmou. Um dos principais assuntos abordados durante o encontro foi a revitalização da bacia. O presidente esclareceu que “somos entusiastas de saneamento básico, mas entendemos que é indispensável a recuperação hidroambiental, com metas”.

Com relação ao Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco, executado pelo governo federal, Anivaldo Miranda confirmou a disposição do Comitê de contribuir para a maior adesão dos estados e municípios, bem como a necessidade de o CBHSF integrar formalmente o Conselho Gestor, instituído em junho de 2001.

O diretor do DRB, Renato Saraiva, recordou, na história de atuação ambiental do MMA e do CBHSF, os muitos pontos de convergência em defesa da bacia, assinalando que “reconhecemos o Comitê do São Francisco como referência para o nosso trabalho de revitalização”. Afirmou ainda que “o Comitê é importantíssimo, é simbólico para a política de recursos hídricos e gestão ambiental do país, tem tudo para dar certo e temos tudo para caminharmos bem”.

Acompanharam o presidente Anivaldo Miranda na visita à ANA a vice-presidente do CBHSF, Edite Lopes de Souza, e o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco e membro da Diretoria Colegiada – Direc, Carlos Eduardo Ribeiro Junior. Do encontro participaram também a analista ambiental do DRB, Larissa Rosa, e a consultora Dal Bezerra.