Comitê assina termos de cooperação para elaboração de novos planos municipais de saneamento básico

27/09/2017 - 14:35


O município de Canindé de São Francisco, em Sergipe, teve um dia diferente nesta terça-feira (26 de setembro). Durante solenidade, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, houve a assinatura do termo de cooperação entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a agência delegatária Peixe Vivo e os representantes de seis municípios para a elaboração de novos Planos Municipais de Saneamento Básico, a serem financiados pelo colegiado.
A iniciativa representa um investimento estimado em aproximadamente R$ 6 milhões, com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água bruta do chamado rio da integração nacional. O vice-presidente do Comitê, Maciel Oliveira, presente à solenidade, ressaltou a importância da medida. “A elaboração dos planos municipais de saneamento básico representa a primeira etapa do planejamento para os gestores. Entretanto, o Comitê não quer ficar restrito a isso. É nosso desejo, evidentemente, ver o plano totalmente implementado, para beneficiar a população e para preservar o rio”, resumiu Maciel Oliveira.
O vice-presidente acrescentou, ainda, que os prefeitos devem buscar o devido financiamento para concretizar o saneamento básico nos municípios. O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Baixo São Francisco, Honey Gama Oliveira, considerou que a aplicação do saneamento básico representa o desenvolvimento para a cidade e dignidade para a população. “Daí a necessidade do engajamento dos prefeitos nesse financiamento disponibilizado pelo Comitê”, destacou ele. Membro do CBHSF, Antonio Jackson Borges também destacou o aspecto de cidadania aplicado pelo Comitê através de ações como essa realizada no município sergipano.
A agência Peixe Vivo foi representada na assinatura dos termos de compromisso para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico pelo diretor técnico, Alberto Simon Schvartzman.
O vice-prefeito, no exercício do cargo de prefeito de Paulo Afonso (BA), Flávio Henrique Magalhães Lima, falou em nome dos prefeitos contemplados pela ação do Comitê da Bacia do São Francisco, além de ser um dos mais entusiasmados com a iniciativa. “Nosso município já tinha o planejamento para elaborar o saneamento e esse documento chega numa boa hora. Tenho certeza de que, se não tivéssemos esse apoio, perderíamos muito tempo nesse planejamento”, revelou. O anfitrião, Ednaldo Vieira Barros, prefeito de Canindé, também considerou essencial a disponibilização do plano de saneamento básico.
O representante da empresa DRZ, contratada através de licitação para essa finalidade, José Roberto Hoffmann, disse que tem prazo de 12 meses para a conclusão dos trabalhos. Estão contemplados, nessa etapa, os municípios de Jeremoabo e Paulo Afonso, na Bahia; Piranhas, Maravilha e Delmiro Gouveia, em Alagoas; e Canindé de São Francisco, em Sergipe. Outros ainda serão contemplados, em solenidade marcada para o próximo dia 16 de outubro, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O financiamento de planos de saneamento é uma das prioridades da atual gestão do CBHSF.

Confira as fotos da solenidade de assinatura


 
Por Delane Barros
Fotos: Delane Barros