Presidente do CBHSF assina Termo de Cooperação para execução da interligação do sistema de esgotamento de Penedo (AL)

26/11/2019 - 14:43

Na noite da última segunda-feira (25), o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, esteve na Casa da Aposentadoria, em Penedo (AL), para assinar o Termo de Cooperação Técnica celebrado com o município de Penedo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Agência Peixe Vivo para execução da interligação do sistema de esgotamento sanitário do Centro Histórico de Penedo com a Estação de Tratamento de Esgoto existente (ETE).

Os moradores de Penedo lotaram o auditório da Casa da Aposentadoria para acompanhar a assinatura do termo. Para Cícero de Souza, que mora no bairro que vai receber o sistema de esgotamento sanitário, é uma melhoria necessária para todos, inclusive para não jogar dejetos no rio São Francisco. “Muito boa essa iniciativa da prefeitura junto com os demais órgãos. Esperamos que se concretize o quanto antes”, disse.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, pontuou que a assinatura desse Termo de Cooperação visa a redução sensível nos níveis de efluentes que acabam desaguando no rio São Francisco e que esta não será a primeira nem a última parceria com os órgãos municipais de Penedo. “Hoje está sendo um dia maravilhoso, pois participei de três ações importantes ligadas ao rio São Francisco. Conseguimos recursos com a Agência Nacional das Águas e obtivemos um bom investimento para melhorar a qualidade da água. O Comitê se encontra com vários projetos de recuperação hidroambiental, projetos necessários para deixar o rio São Francisco com sua água ainda melhor e se sente feliz em contribuir com sua história e seu povo”, explicou.Miranda complementou informando que o Comitê está fazendo seu papel e já recuperou quase 1000 nascentes. “Todos devem se conectar e trabalhar juntos em prol do rio São Francisco, pois não temos plano B”.

O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, disse que o Comitê, em nome deAnivaldoMiranda, trouxe um grande presente para Penedo com a assinatura do Termo de Cooperação. “Os recursos obtidos vão fazer a interligação dos esgotos e são imprescindíveis para ajudar a melhorar a qualidade das águas e, consequentemente, vai colaborar para a melhoria da vida dos moradores, do meio ambiente e do turismo. Não se pode mais permitir que se joguem dejetos in natura no rio São Francisco. Saneamento é importante, é essencial”.

“Acredito que este é um momento marcante para Penedo. A cidade infelizmente ainda contribui com o despejo de esgoto e não devemos cometer mais este crime. O projeto de saneamento existe, mas precisamos fazer outras melhorias. Este Termo de Cooperação é de suma importância para a cidade e com a sua conclusão teremos uma cidade melhor saneada, onde o lançamento dos dejetos serão desviados para um local adequado”, finalizou o diretor do SAAE, Francisco Souza.

Estavam presentes: Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF; o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão; Francisco Souza, diretor do SAAE; o deputado estadual Marcelo Beltrão; Ronaldo Lopes, vice-prefeito de Penedo e o vereador Ernane Pinheiro.


Veja as fotos da reunião:


 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento 
*Fotos: Edson Oliveira