Presidente do CBH Rio Paracatu recebe certificado de homenagem

14/12/2018 - 8:20


Antônio Eustáquio Vieira, mais conhecido como Tonhão, trabalha e luta, há décadas, pela melhoria da condição hídrica do Rio Paracatu, importante afluente do Rio São Francisco. Por sua dedicação, recebeu na tarde desta última quarta- feira (12), um certificado de homenagem.


A homenagem foi concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) através do prêmio “Natureza Gerais” e aconteceu durante a Plenária do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM).
Para o secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais, Germano Luiz Gomes Vieira, a premiação é fruto do êxito da política ambiental. “Com a premiação identificamos que outorgar um prêmio não significa, apenas, identificar que aquela pessoa, instituição ou corporação é merecedora. Mas identificar, que várias outras pessoas e instituições mereceriam este prêmio, assim me felicita muito outorgar esta homenagem, porque essas pessoas foram, de fato, diferenciadas. Além disso, todas as indicações mostraram à Semad, que a política ambiental só é exitosa quando é trabalhada e penetrada na sociedade civil e no setor produtivo”, afirmou.
Tonhão é biólogo e ambientalista, natural de Pará de Minas e morador do município de Paracatu, atualmente, é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu (CBH Rio Paracatu) e representante pelo Movimento Verde de Paracatu (MOVER), pelo qual foi reconhecido com a honraria na categoria de melhor ação ou projeto ambiental promovido pela sociedade civil. “Este prêmio mostra que a sociedade civil tem que ser proativa e que a gente está no caminho certo. O Movimento Verde é um projeto que não utiliza – se de recurso público e é um projeto de articulação entre a comunidade e empresas privadas, modelo, que deveria ser replicado pelo país a fora”, destacou.
O projeto ‘Movimento Verde de Paracatu’ é uma iniciativa que conta com a parceria entre os grandes e pequenos produtores da região e com empresas privadas locais, as principais atividades do projeto são a preservação e manutenção das nascentes e veredas. Segundo Tonhão, até hoje, o projeto conseguiu proteger mais de 2 mil hectares de nascentes e veredas e já foram construídas 135 km de cerca.


Veja as fotos da homenagem: 


Prêmio ‘Natureza Gerais’
A premiação teve o objetivo de valorizar, reconhecer e divulgar ações e projetos que contribuem para a preservação e melhoria da qualidade ambiental em Minas Gerais, “Natureza Gerais” foi concedido aos indicados pelos membros do Plenário do Copam, anualmente, e compreendeu às categorias:
I – melhor ação ou projeto ambiental promovido por órgãos ou entidades públicas;
II – melhor ação ou projeto ambiental promovido pela sociedade civil, incluindo instituições de ensino privadas, organizações não governamentais e entidades de classe;
III – melhor ação ou projeto ambiental promovido pelo setor produtivo;
IV – melhor exemplo em cidadania ambiental, destinado exclusivamente a pessoas físicas que, por suas ações, se destaquem na defesa e preservação do meio ambiente.
Rio Paracatu
A bacia hidrográfica do rio Paracatu encontra-se quase totalmente no território de Minas Gerais, na região Noroeste do estado, e com pequenas áreas de topo adentrando no estado de Goiás e no Distrito Federal. A bacia limita-se, ao sul, com a bacia do rio Paranaíba; a oeste, com a bacia do rio São Marcos, afluente do rio Paranaíba; a leste, com as bacias dos rios Formoso e Jatobá, afluentes do rio São Francisco; e, a norte, com a bacia do rio Urucuia, também afluente do São Francisco.
Saiba mais sobre o rio e o CBH Rio Paracatu.
Confira mais notícias sobre o rio Paracatu.
1º Seminário Água para todos: em defesa do Rio Paracatu acontecerá no dia 18 de dezembro de 2018, terça – feira, em Paracatu.
 

*Texto e fotos: Ohana Padilha