CBH PASO encerra Projeto de Recuperação Hidroambiental na Bacia do Riacho Caldeirão

06/11/2017 - 13:39


O Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Paramirim e Santo Onofre (CBH PASO) em parceria com a empresa Localmaq Engenharia, realizou no dia 27 de outubro o ato de encerramento do Projeto de Recuperação Hidroambiental na Bacia Hidrográfica do Riacho Caldeirão, localizado no município de Igaporã (BA).
O encontro, que aconteceu na sede da Escola Família Agrícola, contou com a presença de representantes do poder público, sociedade civil, sindicatos, engenheiros e técnicos da Localmaq e do coordenado da Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco, Ednaldo Campos.
O projeto, executado através do contrato nº 024/2016, com duração de 13 meses, objetivava promover a recuperação hidroambiental das sub-bacias hidrográficas dos rios Santo Onofre e das Rãs com foco especifico na micro-bacia do riacho Caldeirão por meio de ações de proteção do Córrego Caldeiras e do desenvolvimento de trabalhos de mobilização social e capacitações de educação ambiental. Com o custo total de R$ 636.115,88 investidos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), através da Agencia Peixe Vivo, o projeto executou serviços de topografia, recuperação de áreas degradadas, construção de bacias de contenção e de barragens de pedra.
Para o vereador Antônio Carlos, o projeto deve ser considerado como patrimônio para o município. “Todo esse investimento de recurso, tempo e trabalho deve ser valorizado não apenas com o nosso agradecimento, mas com a continuidade do patrimônio físico e educacional que nos foi entregue”, ponderou.
O coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, complementou visão do vereador. “O beneficio está feito e implementado, mas não vai dar resultado se não houver manutenção e replicação das ações. O poder público municipal deve ficar atento aos reparos que serão necessários no futuro e a sociedade deve monitorar, zelar e cobrar pelo direito de ter um meio ambiente preservado”, concluiu.
Ainda durante o ato de encerramento, representantes do núcleo escolar, em parceria com representantes das comunidades, formalizaram um pedido de complementação do Projeto de Recuperação Hidroambiental pelo desenvolvimento e implementação de biodigestores.

Confira as fotos

 
Texto e fotos: Higor Soares