Oficinas Setoriais do PMSB de Morro do Chapéu (BA) mobilizam população local

17/11/2021 - 16:51

Entre os dias 08 e 10 novembro, a população de Morro do Chapéu (BA) participou das oficinas setoriais para apresentação do Plano de Saneamento Básico (PMSB) e discussão sobre as ações de melhorias dos serviços do saneamento básico no município. As oficinas foram realizadas presencialmente e abrangeram os cinco Setores de Mobilização (SM) estabelecidos pelo Programa de Mobilização Social e Comunicação do PMSB.

Para cada Setor de Mobilização (SM), os técnicos da consultoria utilizaram uma abordagem própria, contextualizando os participantes em relação à realidade local vivenciada na área urbana e rural quanto ao saneamento básico. A Oficina Setorial da comunidade Olhos d’Água dos Fagundes e comunidades do entorno ocorreu no dia 9 de novembro e contou com a participação de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), DRZ Geotecnologia e Consultoria, Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu e sociedade civil, totalizando 41 pessoas.

A oficina setorial foi conduzida pela analista ambiental da empresa DRZ, Sayuri Sakurai, que esclareceu o objetivo da apresentação do PMSB e observou a importância de debater com os presentes as propostas de programas, projetos e ações para resolver os problemas e suas causas indicados no diagnóstico. O Secretário do CBHSF, Almacks Luiz Silva, destacou os projetos de requalificação ambiental promovidos pelo CBHSF, entre os quais os PMSB’s: “São projetos demonstrativos que fazem o diagnóstico dos problemas que o município enfrenta nos quatro eixos do Saneamento Básico e, principalmente, quais são as ações para solucionar esses problemas. A contrapartida que o Comitê pede ao município é que converta o documento em Lei Municipal de Saneamento”, explicou.

Na explanação, Sayuri Sakurai apontou a importância do CBHSF e da Agência Peixe Vivo no financiamento e execução do PMSB. A analista ambiental também detalhou as etapas de construção do Plano, o embasamento legal e a necessidade da participação popular neste processo. “É um documento de forte caráter participativo e a opinião da população, portanto, é de grande relevância, principalmente com relação às proposições de programas, projetos e ações para resolver as problemáticas existentes”, disse Sakurai.

Foram apresentados os quatro componentes do saneamento básico(abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo das águas pluviais) e uma síntese dos principais problemas, déficits e carências identificados na etapa do Diagnóstico da Situação do Saneamento Básico em relação a cada componente. Ao término de cada apresentação, a palavra foi franqueada aos participantes para o esclarecimento de dúvidas, expectativas e opiniões. A consultoria também esclareceu que sugestões de ações de melhorias poderiam, ainda, ser feitas por escrito, através dos questionários.

Algumas das contribuições dadas pela população foram: proposta de programas de educação ambiental para tratamento da água armazenada nas cisternas, ampliação do número de cisternas, recuperação de uma fonte de água doce em área próxima e estudo para a recuperação da barragem local. Após a finalização das contribuições, a equipe técnica da empresa explicou aos participantes as etapas posteriores e apresentou o canal de comunicação da construção do PMSB.

Os municípios de Pilão Arcado, São Gabriel, Uibaí e Campo Alegre de Lourdes também realizaram suas respectivas oficinais setoriais na primeira quinzena de novembro. A elaboração dos PMSBs está entre as ações prioritárias do CBHSF para a manutenção da qualidade e quantidade das águas da Bacia do Rio São Francisco.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Foto: Manuela Cavadas