A Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco realizou nesta terça-feira, 08 de julho, na sede do Inema, em Juazeiro-BA, uma reunião preparatória do seminário “Rio São Francisco: água e vida”, que pretende aprofundar as questões levantadas durante a campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico, realizada no dia 03 de junho. Além de professores, gestores de órgãos públicos e representantes de pescadores e de barqueiros, participaram da reunião membros do Comitê do São Francisco e de Comitês que integram a Bacia do Velho Chico, como do Rio Salitre e do Lago Sobradinho. Uma comissão formada durante o encontro será responsável por articular parceiros e convidados para o seminário, que será realizado em Petrolina-PE.
Para o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Uilton Tuxá, o seminário cumprirá o papel fundamental de manter a mobilização nos municípios que formam a bacia. “O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, que comemoramos em 03 de junho, foi o pontapé de uma ação constante, que deve gerar atividades como o seminário. O objetivo é que a problemática do São Francisco chegue a toda sociedade, não só da bacia, mas de todo território brasileiro”.
O seminário será realizado no dia 29 de setembro, para que haja tempo de mobilização e divulgação. Uma das preocupações dos presentes é que o evento atraia a comunidade de professores e estudantes, inclusive das universidades. “Considero muito importante a contribuição que pode ser data pelas instituições de ensino superior, para os debates sobre o rio, por meio de eventos, pesquisas e atividades de laboratórios. É hora de unirmos o conhecimento e a prática”, afirma Silvana Leite, representante da Associação de Fundo de Pasto no Comitê da Bacia do Lago Sobradinho.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF