CCRs abordam revitalização do São Francisco

06/12/2013 - 10:26

Revitalização foi o tema abordado pelas quatro Câmaras Consultivas Regionais na abertura das atividades de hoje (06.12) da XXIV Plenária Ordinária do CBHSF, que vem acontecendo em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife. Cada CCR mostrou o que vem realizando em obras hidroambientais executadas nas diferentes regiões da bacia com recursos advindos da cobrança pelo uso das águas do Velho Chico.
Primeiro a falar, o coordenador da CCR Alto São Francisco, Marcio Pedrosa, detalhou cada um dos projetos realizados na sua área de abrangência – que envolve cerca de 111 mil km2 –, citando o exemplo de municípios como Pirapora, onde as obras focaram especialmente a recuperação de nascentes, e Guaraciama, onde “temos feito um trabalho muito grande com o produtor rural”.
O coordenador da CCR Médio São Francisco, Claudio Pereira, também fez um balanço das obras realizadas ou em realização, culminando com a manifestação de uma grande preocupação: “O São Francisco está sofrendo uma onda de contaminação na nossa região. Os peixes aparecem mortos e muita gente está sendo hospitalizada. Precisamos tomar uma atitude sobre isso”, disse, recebendo do secretário do CBHSF, José Maciel Oliveira, a promessa de que o assunto será alvo de uma reunião, já agendada, pelo Comitê com o Ministério Público da Bahia no dia 16 de dezembro.
A CCR do Submédio São Francisco, representada pelo secretário Elias Silva, evidenciou o grau de satisfação das comunidades beneficiadas com as obras hidroambientais em execução na região. “Muitos projetos não são grandes, mas têm um efeito grande para aquelas populações. No município de Brejinhos (PE), o prefeito chegou a manifestar interesse em firmar uma parceria com o Comitê para poder replicar o modelo que adotamos para as obras hidroambientais em outras áreas do município”.
Finalmente, o coordenador da CCR do Baixo São Francisco, Antônio Avânio Feitosa, que assumiu há pouco tempo a função, disse não ter ainda muito o que falar, mas gostaria de manifestar a sua disposição em buscar o apoio das prefeituras de sua região para as ações do Comitê: “É muito importante a relação mais próxima com os prefeitos. Eu me comprometi em concentrar todas as minhas forças em trazer as prefeituras para esta luta”. Segundo ele, um dos caminhos para esta parceria já vem acontecendo através do Plano Municipal de Saneamento Básico, alvo de uma das ações recentes do CBHSF.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF