FPI Sergipe visita comunidade Quilombola em Sergipe

02/10/2017 - 11:20


A comunidade ribeirinha de Resina, localizada na Zona Rural de Brejo Grande (SE), recebeu a visita de integrantes da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), a força-tarefa promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Federal (MPF), com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) nesta quinta-feira (29 de setembro). Na oportunidade, moradores da localidade apresentaram reivindicações e também receberam informações do Comitê.
A comunidade quilombola sofre com a salinização devido ao avanço do mar no rio São Francisco. Por esse motivo, o Ministério Público Federal ajuizou uma ação que obriga a companhia de abastecimento do Estado (Deso) a perfurar um poço artesiano na comunidade. Porém, devido a estrada vicinal ser praticamente inacessível, a máquina de grande porte que precisaria chegar até a localidade não consegue transitar, impedindo assim o início das perfurações. Diante desse cenário, a procuradora Lívia Tinoco solicitou o apoio do Comitê para viabilizar a estrada e melhorar o acesso para possibilitar o trânsito.

O vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, também participou do encontro. “A procuradora foi nos apresentar a dificuldade de vocês, e representou muito bem. Eu não conhecia, mas agora eu passei pela estrada e vi a real situação”, resumiu ele. Na tarde desta sexta-feira (29), houve a licitação para a construção da estrada. Apenas uma empresa apresentou proposta e o resultado será homologado pela agência Peixe Vivo, delegatária do Comitê, e divulgada no endereço eletrônico do colegiado.
 
Por Delane Barros