Oitava edição da revista CHICO é lançada

30/12/2020 - 14:00

Neste cenário bastante adverso a revista CHICO traz reportagens que nos mostram como, mais do que nunca, é preciso união, “é preciso estar atento e forte”, para construir o “Divino Maravilhoso”, da canção eternizada por Gal Costa. No caso o “Divino Maravilhoso” entendido como a necessidade premente de defesa e promoção de uma gestão verdadeiramente descentralizada, participativa e compartilhada dos recursos hídricos em todo o país.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) não parou, adaptando-se ao “novo normal”. Desde que o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da Covid-19 no país, trabalha para aperfeiçoar a comunicação digital e, assim, seguir tocando os projetos de revitalização e preservação do Velho Chico. As reuniões antes presenciais se tornaram virtuais e os projetos de campo seguem, agora em ritmo de aceleração, sob as orientações de segurança recomentadas pelas autoridades de saúde.

Entre os temas tratados na última CHICO “do ano que não terminou”, lembrando conhecida expressão literária, diversos assuntos de importância vital para os próximos anos: o corte no orçamento da Agência Nacional de Mineração (ANM), o estudo publicado pelo Journal of South American Earth Sciences sobre os riscos que assombram o aquífero do Urucuia, o marco legal do saneamento básico, além de uma entrevista com o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista.

Para refrescar, porque ninguém é de ferro, a CHICO ainda traz o perfil do Vicking do Sertão, as histórias de três cantantes das margens do Velho Chico e uma homenagem aos indígenas mortos pela Covid-19.


Confira a versão online da oitava edição da Revista Chico:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social