O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, em parceria com a empresa portuguesa Nemus Consultoria, realizou nesta quarta-feira (18.03), no município mineiro de Três Marias, mais uma oficina setorial para atualização do Plano de Recursos Hídricos do Velho Chico. O evento, focado nas temáticas da hidroeletricidade, navegação, pesca turismo e lazer, integra a série de oficinas setoriais que vem acontecendo em toda a bacia como meio de estruturar iniciativas e ações para o próximo decênio (2016-2025).
O objetivo é discutir e disponibilizar informações sobre o cenário de uso das águas do São Francisco e debater com as comunidades para que o plano se aproxime, ao máximo, da realidade de quem vive na bacia.
O diretor Pedro Bettencourt, representante da Nemus iniciou as atividades com a apresentação dos objetivos e do calendário de trabalho até a conclusão do Plano, no final do primeiro semestre do próximo ano, expondo um breve cenário hídrico da bacia do Velho Chico. Para ele “os usos das águas são para todos e, se alguns não estão contemplados, tem que se trazer para a mesa de discussões”, disse.
Aproximadamente 30 pessoas participantes foram divididas em subgrupos e debateram alguns dos problemas e desafios vividos na bacia, concluindo com sugestões para se tentar minimizar os impactos socioambientais. Alguns dos assuntos mais falados foram a necessidade de desenvolvimento de novas formas de geração de energia, que não a hidroeletricidade; o amparo aos pescadores que, além de não poderem navegar por causa do assoreamento e o baixo volume da água, precisam de maior apoio no período do defeso; a má qualidade da água no trecho mineiro de Três Marias até Pirapora; a falta de saneamento básico; e a poluição do rio por agrotóxicos e grandes empresas.
Estiveram presentes representantes de prefeituras, associações, colônias de pescadores, comitês de bacias e companhias de água, além dos membros do Comitê do São Francisco: Maciel Oliveira, secretário do CBHSF; Adenilson Rubim, integrante do Poder Público Municipal; Silvia Freedman, secretária da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco; Renato Constâncio, da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig; Raimundo Ferreira Marques, da Federação dos Pescadores Artesanais e Aquicultores de Minas Gerais; e Ana Cristina Silveira, diretora de Integração da AGB Peixe Vivo, agência delegatária do Comitê.
Veja o calendário completo das ações para atualização do Plano de Bacia do Velho Chico
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF