Obras hidroambientais no Alto São Francisco são concluídas com saldo positivo

25/09/2013 - 11:56

realizacao-projeto-cbhsf

As obras de recuperação hidroambiental que foram realizadas por iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco na região do Alto São Francisco – e entregues no último final de semana (21 e 22.09) -, nas localidades de Pirapora e Buritizeiro, em Minas Gerais, tiveram saldo positivo no cumprimento dos serviços técnicos previstos para as sub-bacias do Córrego da Onça (Pirapora) e do rio Jatobá (Buritizeiro).
Segundo o analista técnico da agência de bacia do CBHSF, AGB Peixe Vivo, Thiago Campos, um dos objetivos alcançados foi conseguir envolver beneficamente toda a comunidade na realização das obras, que previa, a princípio, o aumento da qualidade e quantidade das águas desses importantes cursos d’águas do rio São Francisco. “Conseguimos – AGB, CBHSF e todos os envolvidos na execução – efetuar melhorias não somente ambientais, mas também humanas. A população local ficou muito satisfeita com o resultado dos trabalhos”, comentou ele, que esteve presente na solenidade de entrega realizada das obras nas duas cidades mineiras.
No total, foram aplicados – com recursos da cobrança pelo uso da água -, aproximadamente R$1,8 milhões na execução na conservação e recuperação de áreas degradadas; incluindo a construção de 409 paliçadas, com o objetivo de estabilizar voçorocas; de 45 mil metros de proteção de nascentes e cercamento de áreas de preservação permanente; e de 671 barraginhas, com finalidade de conter as águas das chuvas. Foram realizadas ainda obras de adequação das estradas na região.
Solenidade de entrega:
No último final de semana, o CBHSF, por meio da CCR Alto São Francisco e AGB Peixe Vivo, realizou a cerimônia de entrega das duas obras. A solenidade ocorreu no Assentamento São Francisco (Buritizeiro) e no Assentamento de Pirapora. “Tivemos mais de 100 pessoas presentes ao evento. Isso mostra como foi bem sucedido as intervenções para eles. A população solicitou a vinda de mais projetos”, disse Thiago Campos. A secretaria da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco – CCR Alto SF, Sílvia Freedeman, também compareceu ao encontro.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF