Lagoa da Prata e Japaraíba recebem obra de recuperação ambiental

14/03/2014 - 9:34

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza no próximo dia 19 de março, a partir das 10 horas, no município de Lagoa da Prata, na região centro-oeste do estado de Minas Gerais, a solenidade de entrega de mais uma obra de recuperação hidroambiental. O evento, que será na Câmara Municipal, visa apresentar à população as intervenções ocorridas ao longo de nove meses na sub-bacia do Ribeirão Santana, que se localiza nos municípios de Lagoa da Prata e Japaraíba.
O evento contará com as presenças do presidente do Comitê, Anivaldo Miranda; do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Marcio Tadeu Pedrosa, e de representantes da comunidade, de organizações da sociedade civil e de autoridades do Poder Publico Municipal. “Essa é mais uma importante ação do Comitê, que mostra o quanto podemos contribui para melhorias ambientais na bacia”, comenta o coordenador.
A intervenção em Lagoa da Prata e Japaraiba faz parte da primeira etapa de projetos do CBHSF executados com recursos da cobrança pelo uso da água do rio São Francisco. O Comitê investiu pouco mais de R$ 497 mil em obras na sub-bacia com o objetivo de controlar os processos erosivos, conservar o solo, proteger nascentes e fazer adequação de estradas, beneficiando o rio Santana, importante afluente do São Francisco, com cerca de 47k de extensão.
Com essa obra, o CBHSF já efetivou a entrega de 14 obras hidroambientais em todas as regiões fisiográficas da bacia do Velho Chico (Baixo, Alto, Médio e Submédio), e ainda há mais oito obras a serem entregues como parte da primeira etapa aprovada (22 obras no total). As intervenções que já foram feitas ocorreram nos seguintes municípios: Pompéu (MG) Guaraciama (MG), Pirapora (MG), Buritizeiro (MG), Morada Nova de Minas (MG), Paracatu (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Morro do Chapéu (BA), Cocos (BA), São Desidério (BA), Curaçá (BA), Brejinho (PE) e Arapiraca (AL).
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF