Membros do CBHSF participam do lançamento do livro “Nascentes do São Francisco”, em Sergipe

05/11/2020 - 14:15

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estiveram na última sexta-feira (31) na sede do Ministério Público do Estado de Sergipe para acompanhar o lançamento do livro “Nascentes do São Francisco”, organizado pela promotora de justiça Allana Rachel Monteiro, do MPSE.

O livro aborda o Projeto de Recuperação Hidroambiental na Bacia do Rio Curituba, no município de Canindé do São Francisco. Ele foi financiado com recursos pela cobrança do uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Segundo o Marcelo Ribeiro, membro da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do CBHSF e que representou o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, “o projeto permitiu a recuperação de cerca de 30 hectares de caatinga, com o plantio de espécies da mata nativa em áreas degradadas, beneficiando especialmente a comunidade do Assentamento Mandacaru e foi realizado pela empresa GOS Florestal”, explicou.

Ribeiro destacou também que iniciativas como a do MPSE serão sempre acolhidas pelo CBHSF e que o objetivo será sempre apoiar a recuperação das áreas degradadas que podem impactar positivamente a bacia do Rio São Francisco. “A intenção é combater o fenômeno da desertificação, e ao mesmo tempo incrementar a disponibilidade hídrica e proporcionando uma melhor qualidade de vida às populações ribeirinhas”.

Compareceram na solenidade o coordenador da Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI) do CBHSF e superintendente especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe, Ailton Rocha, a secretária-geral da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Rosa Cecília, o membro da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), Marcelo Ribeiro, representantes da empresa GOS Florestal, da Comunidade beneficiada, além de diversas autoridades sergipanas.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento