Na última quarta-feira (29), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), através da Câmara Consultiva Regional Alto São Francisco (CCR Alto SF), em parceria com a Agência Peixe Vivo, a Construtora Joamar e autoridades do município de Mamonas (MG), reuniu-se solenemente com a comunidade de Várzea da Conceição, Sapé, para realizar a entrega das obras de saneamento rural na região do Alto Rio São Francisco. A cerimônia foi realizada na Quadra Poliesportiva da própria comunidade.
“É fantástico conversar com os moradores e perceber a felicidade estampada em seus rostos. Para eles, é um sonho realizado”, enfatizou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Jequitaí-Pacuí e membro da CCR Alto SF, José Valter Alves. Na ocasião, 63 famílias receberam sistemas individuais de tratamento de efluentes domésticos. O presidente destacou que essa iniciativa representa um grande avanço para a zona rural, onde a tradicional fossa seca está sendo substituída por um sistema mais moderno e eficiente.
Além da melhoria na qualidade de vida, José Valter apontou os impactos positivos do saneamento na valorização da comunidade e na saúde pública. “Hoje, não só em Mamonas, mas em diversos municípios do Norte de Minas, o sistema de abastecimento domiciliar já é realidade. E agora, ao darmos um tratamento adequado ao esgoto, veremos resultados concretos em saúde e bem-estar. A comunidade se sente valorizada, e essa transformação é visível no entusiasmo de cada beneficiário”.
O Programa de Saneamento Rural da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é uma iniciativa do Comitê e de seus comitês afluentes, com suporte técnico da Agência Peixe Vivo, voltada para a melhoria das condições de saneamento e da qualidade de vida das populações rurais. No projeto realizado em Mamonas (MG), a comunidade de Sapé foi beneficiada com a instalação de 40 tanques de evapotranspiração (TEVAPs), acompanhados de 40 valas de infiltração e 20 sumidouros, além de 23 biodigestores. O investimento no projeto foi de aproximadamente R$ 1,2 milhão. A Construtora Joamar Ltda. ficou a cargo da execução do projeto.
O fiscal do contrato das obras da Agência Peixe Vivo, Guilherme Guerra, esteve presente e celebrou a entrega de mais uma intervenção no âmbito do programa de saneamento rural. Guerra enfatizou a importância do sistema de saneamento para a proteção do Rio São Francisco e a preservação dos recursos hídricos, além de destacar seu impacto direto na saúde pública. “Com o esgoto tratado de forma adequada, reduzimos o risco de doenças e proporcionamos mais qualidade de vida para as famílias da região”. Ele finalizou afirmando que este é apenas o início, com o compromisso de continuar investindo em saneamento rural para beneficiar ainda mais comunidades.
Veja mais fotos do evento:
Mamonas
O prefeito de Mamonas, Valdeci Custódio Jorge, celebrou a entrega do projeto de saneamento na comunidade de Sapé, destacando sua importância para a saúde e a preservação do Rio São Francisco. “Hoje estamos inaugurando essa grande obra, um marco essencial para a saúde e para o bem da nossa bacia. Como gestor e prefeito de Mamonas, só tenho a agradecer ao Comitê da Bacia do Rio São Francisco por estar aqui hoje, entregando essa realização tão importante para o nosso município. Muito obrigado!”.
O engenheiro civil da Construtora Joamar Ltda., John David dos Santos, natural de Mamonas e responsável pelo acompanhamento e execução das obras, destacou a satisfação de atuar em um projeto que promove a qualidade da água e a saúde da população. Para ele, foi a finalização de um ciclo pessoal. “Poder usar minha profissão para contribuir com minha cidade, ajudando as pessoas, a natureza e os animais, é algo incrível. Muitas vezes, o meio ambiente não recebe a devida atenção, e este projeto mostra a importância de pensar na saúde e no futuro.”
Ele ressaltou a relevância da iniciativa e expressou sua gratidão ao CBHSF e a todos os envolvidos, enfatizando que o sucesso do projeto foi resultado do trabalho conjunto de diversas pessoas, desde os trabalhadores da obra até os responsáveis pela viabilização dos recursos. “Espero que esse modelo seja ampliado para outras comunidades, porque a transformação que ele traz é essencial.”
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves