Comitê tem agenda de atividades na próxima semana em Maceió

06/09/2017 - 20:56

A próxima semana será intensa para os membros de alguns dos grupos que fazem parte da estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). É que estão marcadas reuniões de trabalho no auditório do Atlantic Suítes, em Maceió (AL) e fim de tratar de diversas questões administrativas do colegiado. Na terça-feira, dia 12 de setembro, será a reunião dos membros que integram o Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG).
Cabe ao GACG acompanhar o cumprimento das cláusulas estabelecidas no contrato firmado entre o Comitê e a Peixe Vivo, sua agência delegatária. O grupo tem a competência de aprimorar os termos do contrato, a fim de melhor atender às demandas que surgem a partir do CBHSF.
Além disso, na quarta, dia 14, será a vez da reunião dos membros do Grupo de Trabalho do Projeto Legado. Trata-se de uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), que elabora uma série de propostas com vistas a dinamizar a atuação dos comitês. O CBHSF analisa a proposta original para apresentar suas contribuições, motivo pelo qual foi criado o GT, formado por membros do Comitê e por especialistas.
Na mesma semana será a oportunidade de mais um encontro da Diretoria Colegiada (Direc) do CBHSF. Formada pelo presidente, vice-presidente, secretário e coordenadores das quatro Câmaras Consultivas Regionais (CCRs), correspondentes às regiões fisiográficas da bacia do São Francisco, a Direc tem agenda extensa para a quarta e quinta-feiras da próxima semana, respectivamente dias 14 e 15.
Na pauta, discussão e análise da minuta de deliberação que versa sobre os mecanismos para a seleção de projetos a serem beneficiados com os recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos no âmbito do CBHSF, detalhado no Plano de Aplicação, para execução em 2018 e até 2020. Também consta como item definição dos eventos a serem realizados ainda em 2017, a exemplo do IV Encontro de Afluentes; oficinas do Plano de Recursos Hídricos do São Francisco; definição da próxima plenária do colegiado, marcada para Paulo Afonso (BA); a realização do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), evento nacional que será realizado esse ano em Aracaju (SE) e sempre conta com a participação do CBHSF, entre outros itens.
Todas as reuniões serão realizadas no auditório do hotel Atlantic Suítes, na Av. Álvaro Otacílio, 4065, bairro de Jatiúca, em Maceió.
 
Por Delane Barros