CBHSF promove webinário “Desafios da Segurança Hídrica na Bacia do São Francisco”

17/03/2021 - 15:37

No próximo dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promove debate sobre os desafios da segurança hídrica na bacia do Velho Chico. O webinário será transmitido ao vivo pelo canal do CBHSF no Youtube (www.youtube.com/cbhsaofrancisco) , a partir das 16h.

O evento contará com a participação do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, do engenheiro e professor titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Valmir Pedrosa, e do engenheiro agrônomo e pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco, João Suassuna.

O webinário trará um debate sobre o papel da água na estabilidade nacional, tendo em vista que o rio São Francisco atravessa fronteiras geográficas, ligando as regiões Nordeste e Sudeste, passando por diversas culturas e grandes contrastes populacionais, apresentando áreas com elevados níveis de riqueza e densidade demográfica e outras com reduzidos níveis de renda e densidade populacional. Abrange diversos biomas, 505 municípios e mais de 15 milhões de habitantes.  Neste cenário, a preocupação com a garantia de água para os usos múltiplos da bacia é um tema que precisa estar em permanente discussão.

Confira os currículos dos palestrantes:

 

Anivaldo Miranda

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é alagoano, jornalista e ambientalista. Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, membro do Conselho Editorial da revista Política Democrática, editada pela Fundação Astrogildo Pereira, de Brasília (DF) e colaborador da revista Chico. É autor do livro “Alienação: a nova cara da informação”, lançado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), em 1998.

João Suassuna

Engenheiro agrônomo e pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco. Especialista em questões de Convivência com o Semiárido destaca-se por apresentar propostas concretas para mudar a relação do homem nordestino com seu ambiente natural. Defensor da ideia de que não é necessário transformar o Semiárido, mas sim se adaptar a ele, João Suassuna propõe inovações para a prática de convivência na agricultura, pecuária e, sobretudo, para o uso da água na região. Destaca-se também por seu conhecimento sobre o rio São Francisco, posicionando-se contrário à transposição de suas águas.

Valmir Pedrosa

Valmir de Albuquerque Pedrosa é professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem concentrado seus esforços na produção e divulgação de conhecimento na área de gestão de recursos hídricos e no treinamento de equipes para a gestão de conflitos ambientais. Visiting Scholar na University of California, Campus Davis (2014-2015), Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS, 2001), Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS, 1996) e Bacharel em Engenharia Civil (UFAL, 1993).


Acesse o link para acompanhar o evento ao vivo (https://youtu.be/uGvCl318X7I):