Municípios do Alto São Francisco têm segunda oficina setorial sobre PMSB

11/06/2021 - 18:51

Seis municípios do Alto São Francisco recebem a segunda oficina setorial para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), entre os dias 08 de junho e 02 de julho. Os municípios são: Moeda, Bambuí, Santa Rosa da Serra, Japaraíba, Martinho Campos e Diamantina.

Os PMSB dos municípios do Alto São Francisco se encontram na fase de diagnóstico e as oficinas setoriais destinam-se a mapear as demandas dos moradores e a percepção da sociedade sobre os serviços de saneamento. Para tanto, a segunda oficina é destinada à escuta da população local para abordar detalhadamente a situação de cada um dos quatro eixos que compõem o Saneamento Básico.

No dia 09 de julho foi a vez do município de Japaraíba receber a oficina. A equipe da Profil Engenharia, empresa contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio de licitação, para elaborar os PMSB dos municípios do Alto São Francisco, conduziu o debate com a população.

“Obter dados sobre o saneamento básico muitas vezes é complicado. Nós, da prefeitura de Japaraíba, estamos empenhados em auxiliar com tudo o que for preciso para a elaboração do melhor PMSB possível. A participação da população nas oficinas também é importante para que o diagnóstico seja fiel à realidade do município”,
comentou a secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Japaraíba, Eliana Aparecida Lopes Andrade.

Após a conclusão da etapa diagnóstica nos municípios, a equipe técnica responsável irá formular programas, projetos e ações destinados à melhoria progressiva dos serviços de saneamento, conforme os problemas e potencialidades de cada lugar. Todas as cidades serão contempladas com o relatório-síntese do PMSB e uma minuta de lei, a ser encaminhada para a Câmara Municipal de Vereadores, que deverá transformar o documento em Lei Municipal de Saneamento.

O PMSB é uma iniciativa do CBHSF, realizada com recursos da cobrança pelo uso da água, com apoio técnico da Agência Peixe Vivo, e é um documento fundamental para que os municípios possam traçar estratégias de melhoria em áreas vitais para a qualidade de vida da população como a água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem pluvial.

Confira as datas das oficinas:

  • Santa Rosa da Serra: 08/06 (Campo Alegre e Cardoso) e 16/06 (sede)
  • Japaraíba: 09/06 (sede), 10/06 (Capoeirão) e 24/06 (demais localidades)
  • Moeda: 11/06 (Taquaraçu, Coqueiro de Espinhos, Olaria e Vila Coco), 18/06 (Pedra Vermelha, Goiabeira, Pessegueiro, Amargoso e Barra de Padre Pinto) e 25/06 (sede, Moeda Velha, Marinho da Serra, Sertão e Peixoto)
  • Martinho Campos: 14/06 (Ibitira), 16/06 (Alberto Isaacson) e 17/06 (sede)
  • Bambuí: 21/06 (São Francisco de Assis), 22/06 (sede) e 23/06 (demais localidades)
  • Diamantina: 28/06 (sede, Extração e Guinda), 29/06 (Inhaí e Medanha), 30/06 (Conselheiro Mata), 01/07 (Planalto de Minas, Senador Mourão e Desembargador Otoni) e 02/07 (São João da Chapada e Sopa)

As inscrições já podem ser feitas pelo link: bit.ly/pmsbaltovelhochico

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social