Município de Lagoa Grande (PE) abre agenda das audiências públicas sobre o PMSB

19/07/2018 - 12:44


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está financiando a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em sete municípios na região do Submédio São Francisco, e realiza durante toda essa semana, por meio da empresa Envex Engenharia, audiências públicas em quatro cidades (Lagoa Grande – PE, Abaré, Chorrochó e Macururé – BA). A primeira audiência de prognóstico aconteceu no dia 16/08, na cidade pernambucana de Lagoa Grande.
A cidade leva o nome de lagoa por não ter escoamento das águas pluviais adequado e sofre com os alagamentos em períodos de chuva. Além disso, sem coleta de lixo na zona rural, os resíduos são queimados ou descartados em terrenos baldios. O município ainda não conta com aterro sanitário, sendo o descarte dos resíduos feito em lixões a céu aberto e sem proteção.
“A gente sabe que a maioria das cidades tem problemas nesse sentido e não têm condições de subsidiar a elaboração do plano que norteia todas as ações de modo qualitativo; por isso, o Comitê vem contribuindo com os municípios já que temos o entendimento de que o saneamento básico reflete acima de tudo na qualidade da água e por consequência, na vida da população”, afirmou a representante da Agência Peixe Vivo, Jaqueline Fonseca.
O PMSB garante ações viáveis e estruturantes para o abastecimento de água em quantidade e qualidade, limpeza urbana e drenagem das águas pluviais. O plano deve atender a perspectiva dos próximos 20 anos com revisão a cada quatro anos. De acordo com os representantes da empresa Envex, os estudos devem ser concluídos até o mês de setembro quando será entregue o produto final, o Plano Municipal de Saneamento Básico.
Lembrando que a partir de 2019, o município que não possuir o PMSB não poderá dispor de recursos para saneamento e obras estruturantes. O CBHSF já contemplou 25 municípios com a elaboração do Plano e, agora, executa em uma segunda etapa, mais 42 planos em cidades das quatro regiões da bacia do Rio São Francisco.
“Este é um importante passo para os municípios. Ter o plano significa que a cidade tem todos os aparatos para crescer de maneira eficiente. A partir da conclusão desse estudo e sua entrega, é de fundamental importância a aprovação e votação do plano para que possa se tornar lei e assim, as cidades possam captar recursos para a execução de obras, sejam de pavimentação, saneamento, limpeza pública e drenagem”, explicou o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Julianeli Lima.
Veja as fotos do evento: 


Além da população, também participaram da audiência o prefeito Vilmar Capellaro, vereadores e secretários da cidade.

*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Juciana Cavalcante