Diretoria do Comitê se reúne em Maceió para planejamento de ações

19/06/2019 - 11:42


A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) apreciou uma extensa pauta deliberativa nesta segunda e terça-feiras (17 e 18 de junho), durante reunião realizada no escritório do Comitê, em Maceió (AL). A reunião ordinária aprovou itens importantes para o planejamento do colegiado em relação ao segundo semestre deste ano e até 2020, último ano da atual gestão do CBHSF.


Durante os dois dias de agenda, foram passados informes sobre seminários e campanhas das quais o Comitê participou ou realizou, bem como feita uma avaliação de cada uma dessas atividades; apresentação do resultado da oficina de planejamento do CBHSF; apresentação dos status dos projetos demandados e os contratados; discussão e apresentação da projeção de investimentos para o segundo semestre de 2019 e ano de 2020, conforme as rubricas aprovadas no Plano de Aplicação Plurianual (PAP), que é o orçamento do Comitê; preparação do processo eleitoral, cujo pleito acontece no próximo ano, dentre outras questões. Ficou definido o calendário das assembleias eleitorais com vistas ao processo eleitoral de renovação dos membros do Comitê. A eleição acontece no segundo semestre de 2020.
Na fase de discussão sobre temas diversos, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, reforçou a necessidade de o colegiado defender a institucionalização do chamado Pacto das Águas, uma série de compromissos que estabelecem critérios importantes para a manutenção do Rio São Francisco, sendo um dos principais, a definição da vazão de entrega dos afluentes do Velho Chico. “É um choque de realidade para todos, mas a vazão de entrega precisa ser definida como regra, assim como foi feito com os reservatórios instalados na bacia”, defendeu Miranda.
Para ele, é um assunto importante por estar diretamente relacionado ao planejamento da gestão dos recursos hídricos e, para isso, é necessária a participação de todos os usuários e poder público. O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Alto São Francisco, Adson Roberto Ribeiro, reforçou o pensamento do presidente do Comitê. “É um processo que precisa ser bem articulado, até mesmo para conhecer o balanço hídrico real do rio”, disse.
O gerente de Projetos da Peixe Vivo, agência delegatária do CBHSF, Thiago Campos, apresentou um balanço dos projetos contratados. De acordo com o levantamento, o último edital lançado para elaboração de planos municipais de saneamento básico contou com a adesão de 74 municípios interessados.
O coordenador da CCR do Alto, Adson Roberto Ribeiro, explicou que vem desenvolvendo um trabalho intenso de massificação das informações quanto às ações executadas pelo Comitê na região, em Minas Gerais.
Também houve aprovação de apoio do Comitê para a realização de Encontro de Pescadores da bacia do São Francisco; programação do Encontro de Comitês Afluentes, que será realizado em Maceió; apoio ao Encontro Nacional de Comitês de Bacias (Encob), entre outros.


Veja as fotos da reunião: 


Todos os membros que compõem a Direc participaram da reunião, em Maceió. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; o vice-presidente, Maciel Oliveira; secretário Lessandro Gabriel da Costa; e dos coordenadores das CCRs do Alto, Adson Roberto Ribeiro; do Médio, Ednaldo Campos; do Submédio, Julianeli Tolentino de Lima; e do Baixo, Honey Gama Oliveira. A gerente de integração da Peixe Vivo, Rúbia Mansur, também participou de toda a reunião, como forma de oferece subsídio às deliberações adotadas pela Direc, juntamente com o gerente de Projetos, Thiago Campos e o técnico da agência, Manoel Vieira.
 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Delane Barros
*Fotos: Delane Barros