Manifestação no oeste baiano quer melhorias ambientais para o Velho Chico

20/10/2014 - 12:08

Ato em Defesa do Velho Chico, em Bom Jesus da Lapa. Por Almacks Silva
Lideranças e moradores de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, realizaram na ultima sexta-feira (17.10) uma caminhada em defesa do rio São Francisco. O ato, denominado Meu Velho Chico, vamos lhe dar um gole d’água, teve como objetivo protestar contra a degradação do meio ambiente. O baixo nível de água, os visíveis bancos de areia no rio, o uso intensivo do solo e a contaminação dos recursos hídricos são alguns dos problemas do São Francisco na região.
Durante a caminhada, que percorreu desde a Praça Marechal até a ponte da cidade, os mais de cinco mil participantes, entre moradores a representantes da sociedade civil, Prefeitura, instituições religiosas e comitês de afluentes do Velho Chico, levaram recipientes com água limpa e despejaram no rio.
De acordo com o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, instância do Comitê do São Francisco, Cláudio Pereira, que também participou do ato “a situação de degradação do rio atinge a todos e, por isso, é importante que haja mobilização por parte dos diversos segmentos da sociedade”.

Coordenador da CCR do Médio São Francisco,Claudio Pereira, lamenta baixo nível do rio. Por Almacks Silva, membro do CBHSF

Coordenador da CCR do Médio São Francisco,Claudio Pereira lamenta baixo nível do rio. Por Almacks Silva, membro do CBHSF


O integrante da CCR do Submédio São Francisco e presidente do Comitê do Rio Salitre, Almacks Silva, também participou da manifestação. Ele disse que a região a qual faz parte também passa por situações desafiadoras no que se refere ao baixo nível das águas, manifestando total apoio à população de Bom Jesus da Lapa.
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF