Maceió sediará próximo Encob

18/10/2013 - 19:11

Por sugestão do CBHSF, a capital do estado de Alagoas, Maceió, foi eleita para sediar o próximo Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – Encob, que entrará na sua 16º edição. A escolha aconteceu na tarde de ontem (17.10), em Porto Alegre (RS), após votação dos integrantes de comitês de bacias estaduais e federais presentes ao evento.
A cidade foi apresentada oficialmente como candidata pelo membro titular do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e representante do Estado no evento José Roberto Lobo. “Maceió está bem preparada estruturalmente para promover este evento. Todos os CBHs serão muito bem recepcionados por nós”, disse ele, após veiculação de um vídeo turístico sobre o estado.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, reforçou a candidatura ao falar para o público presente. “Será uma marco a realização deste evento em Alagoas. Precisamos discutir de forma efetiva a gravidade da gestão de recursos hídricos neste país. As águas do Velho Chico estão preparadas para abençoar todos vocês. Vamos juntos para Maceió!”, conclamou.
O Comitê do São Francisco declarou oficialmente aos coordenadores do Encob apoio à organização do próximo encontro. “Estamos à disposição para ajudar na construção deste evento que, por sinal, será o melhor Encob já realizado na sua historia”, observou Miranda.
Nova coordenação
Na oportunidade, foi eleita a nova coordenadoria do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, sendo escolhidos os membros do CBHs Macaé Ostras (RJ) e Piauí (SE), respectivamente Affonso Henrique de Albuquerque (coordenador) e Luiz Carlos Souza (subcoordenador). O mandato deles será de dois anos.
Balanço XV Encob
Com término na manhã de hoje (18.10), o XV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – que aconteceu ao longo da semana na capital gaúcha – teve um saldo positivo, como disse o coordenador do evento, Mário Dantas. “Tivemos 1.300 inscritos e a participação de comitês de 21 estados do país, além do Distrito Federal”, pontuou.
Durante a programação aconteceram diversas mesas-redondas, fóruns, assembleias, minicursos, tudo na perspectiva de promover o fortalecimento da gestão das águas pelos CBHs.