Agência 10 envolvimento e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cotegipe participam de intercâmbio na Áustria

25/04/2012 - 17:22

Entidades da Região Oeste apresentam na Europa experiências de trabalhos realizados junto às comunidades tradicionais do Bioma Cerrado e os assentamentos de reforma agrária. O intercâmbio promovido pela organização católica da Áustria Welthaus (Casa do Mundial), visa conhecer as realidades sócio-econômicas da América do Sul, da Ásia e da África, no intuito de fomentar o debate de questões sobre o desenvolvimento mundial.

Por Romênia Mariani

Com 70% do território coberto por bosques, a Áustria é um país industrial e tem a carne suína como a base alimentar. A produção agrícola é altamente tecnificada e subsidiada pelas comunidades européias e pelo governo. Pequenos e grandes agricultores dispõem de tecnologia adequada para cada tipo de solo. Fábricas de queijos, o cultivo de cevada, abóbora, hortaliças e frutas como uva, pêra e maçã, bem como, a criação de gado são as principais atividades econômicas do país.

Há 40 anos a organização católica Casa do Mundial em sintonia com o ensino escolar promove capacitações de professores e formação de multiplicadores, como também, sensibiliza a sociedade civil através dos meios de comunicação, no tocante de fortalecer a segurança alimentar global e o Agro-comércio internacional. Todos os anos a organização realiza intercâmbio na Áustria com o propósito de estreitar as relações internacionais e discutir por meio das trocas de experiências caminhos que conduzam ao desenvolvimento mundial.