Levantamento e diagnóstico de nascentes na região da bacia do Rio Piauí, em Alagoas

18/12/2013 - 18:11

O resultado final do levantamento e diagnóstico de nascentes na região da bacia do Rio Piauí, em Alagoas, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (18), na secretaria do Meio Ambiente do Estado (Semarh), para conhecimento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), representado pelo presidente Anivaldo Miranda e da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, representada pelo coordenador Avânio Feitosa. O trabalho atende a uma demanda apresentada pela secretaria de Estado e pela CCR. Executado pela empresa Phyto Engenharia, o estudo visa promover a recuperação, conservação e aproveitamento das águas da bacia, para elaboração do plano de ação na área.
Durante a execução, foram identificadas 119 nascentes, divididas entre os municípios alagoanos de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Junqueiro e São Sebastião. O resultado identificou a qualidade das nascentes da seguinte forma: apenas 7% consideradas como de ótima qualidade; 14% boa; 25% como razoáveis; 33%, ruim; 12% como péssima e outros 9% como sem classificação. O motivo para o diagnóstico está na expansão urbana na região.
Além disso, para a elaboração do plano ação, houve a identificação da presença de animais em 35% dessas nascentes; proximidade de equipamentos urbanos em 28% dos pontos; presença de resíduos em 14%; de óleo em 3%; de esgoto em 5% e apenas 15% das áreas preservadas. Também foi identificada a contaminação da água por coliformes totais em 96% das áreas e por coliformes fecais em 74%, o que aponta para uma situação ambiental comprometida.
Os números da análise foram socializados pela Phyto com técnicos da Gama Engenharia, empresa contratada para fiscalizar as obras hidroambientais, executadas pelo CBHSF na bacia do rio São Francisco, com a Semarh e CCR.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF