Lagoa da Prata sedia o primeiro encontro de mobilização do processo eleitoral

27/04/2016 - 14:45

Mais de 80 pessoas estiveram reunidas nesta terça-feira, dia 26 de abril, em Lagoa da Prata (MG) no primeiro Encontro Regional de Mobilização Social do processo eleitoral para renovação de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que se dará em agosto de 2016. O evento, que foi organizado pelo Instituto Gesois, teve o objetivo de divulgar o andamento das eleições e informar como os interessados podem participar.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto São Francisco e integrante do CBHSF, Lessandro Costa, falou dos investimentos do colegiado em projetos hidroambientais para melhorias na qualidade e na quantidade das águas do rio São Francisco. Ele ressaltou a importância da união das sub-bacias e dos órgãos gestores de meio ambiente em torno do Comitê Federal. “Temos que unir os usuários e vamos tentar mais uma cadeira da nossa região para o CBHSF. Aqui em Lagoa da Prata trabalharemos na perspectiva de revitalizar as nascentes do São Francisco, porque são elas que contribuem com o volume de água do rio”, disse.

2016-Abr-26-Lagoa-Prata-primeiro-Encontro-regional-Mobiliz-eleicao-Wilton-Merces (3)

Com a palavra, Lessandro Costa


As orientações sobre o processo eleitoral do CBHSF ficou a cargo da bióloga e mobilizadora do Gesois Cristiane Alcântara Hubner, que informou estarem no site do CBHSF todas as orientações necessárias para o processo de inscrição dos candidatos. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio, quando termina a etapa de divulgação e mobilização. O processo das eleições será finalizado em agosto durante Plenária Extraordinária do CBHSF.
A mobilizadora aproveitou para divulgar que estão abertas as inscrições para financiamento e apoio à elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico, pelo CBHSF. Tendo em vista a minimização dos impactos ambientais decorrentes da deficiência no saneamento básico, o Comitê, através da sua agência delegatária, AGB Peixe Vivo, já investiu cerca de R$5 milhões na elaboração de 25 Planos de Saneamento Básico em todas as regiões da bacia.
Próximo encontro
O próximo encontro regional está agendado para o dia 5 de maio, em Montes Claros. Na mesma data, a mobilização pretende comparecer à reunião do Comitê do Entorno da Represa do Lago de Três Marias, no município de Tiros. O Instituto faz o trabalho de mobilização social realizando visitas e convites às instituições de todos os estados da bacia (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe). Sua meta é realizar, até o final da mobilização, dois encontros regionais em cada estado, além de 20 plenárias eleitorais setoriais.
Veja no link como se inscrever para o processo eleitoral.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF