Jornal Travessia – edição de setembro/2020

24/09/2020 - 17:00

A edição online da 41ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

A publicação traz informações sobre a contratação de consultoria para analisar impactos ambientais da UHE Formoso na bacia do Rio São Francisco. O projeto da UHE Formoso prevê a construção de uma estrutura com capacidade de geração hidrelétrica de 306 MW entre as cidades de Pirapora e Buritizeiro, no Norte do Estado de Minas Gerais, a 110 km da hidrelétrica de Três Marias.

Outro importante destaque é a mediação do conflito pelo uso da água na bacia do Rio Grande. Como os Comitês têm um papel de mediador, o CBHSF instaurou o conflito em agosto de 2019, a pedido do Comitê da Bacia do Rio Grande (CBHG) que ainda não possui a cobrança implementada e que busca solução.

Seguindo o seu propósito de revitalizar o rio São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está financiando o projeto de construção de fossas agroecológicas na Comunidade Sítio Nazário, na zona rural de Penedo, em Alagoas, para o tratamento de efluentes domésticos. Já foram investidos R$ 709.701,34 no projeto, que já está com 50% da obra pronta.

Há também informações sobre os investimentos em pesquisas, ações e obras de recuperação e revitalização do Velho Chico, com ganhos ambientais e também sociais. No presente momento, o CBHSF tem 77 projetos, sendo 29 em execução, 25 aguardando o projeto executivo, 19 em fase de licitação, 4 em fase de elaboração do Termo de Referência. A previsão de desembolso até dezembro de 2020 é de pouco mais de R$ 14.300.000,00.

Há também as informações sobre a última plenária realizada em formato virtual e o prazo de encerramento para o envio dos trabalhos para o III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Dois dedos de Prosa da edição foi com Dirceu Colares, presidente do CBH Verde Grande. Representante dos usuários de água na bacia do Verde Grande ingressou no Comitê quando o Plano da Bacia estava sendo construído. Produtor de frutas sabe a importância da água para a sobrevivência humana. Seu objetivo primário ao ingressar no CBH foi auxiliar na melhoria da eficiência do uso da água em uma região do semiárido que sofre com a escassez hídrica.


Confira a edição de setembro do Travessia na versão digital:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social