Jornal Travessia – edição de outubro/2020

22/10/2020 - 20:06

A edição online da 42ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

A publicação traz informações sobre o projeto de recuperação da Lagoa de Itaparica, que iniciou-se no mês passado. Trata-se de um projeto de engenharia destinado à limpeza da Lagoa de Itaparica, que envolve ações como levantamento topobatimétrico em toda extensão da lagoa, cubagem de material a ser removido, elaboração de pranchas e desenhos necessários à execução do projeto de limpeza, dentre outras.

Outro importante destaque é o corte no orçamento da Agência Nacional de Mineração (ANM) que pode inviabilizar a fiscalização de barragens. “Desse jeito, a agência praticamente não vai existir a partir do próximo ano. O governo está propiciando os maiores e os piores riscos ao país, porque não tem dado a devida importância ao tema”, ressaltou Waldir Salvador, representante das Relações Institucionais da AMIG.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) revogou, durante a 135ª reunião, realizada na segunda-feira (28 de setembro), duas resoluções normativas que protegiam áreas de preservação permanente (APPs) de restingas e manguezais, e outra sobre licenciamento para irrigação. E na terça-feira (29 de setembro), pelo risco de danos irrecuperáveis ao meio ambiente, a 23ª Vara Federal do Rio de Janeiro suspendeu a revogação das Resoluções 302 e 303 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Há também informações sobre o Seminário UHE Formoso, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, quedebateu os impactos da construção da Usina Hidrelétrica Formoso, na calha do Rio São Francisco, na região de Pirapora (MG). O evento aconteceu no dia 30 de setembro e contou com a apresentação de palestras que mostraram que os impactos da construção do empreendimento na bacia do Rio São Francisco serão negativos para a biodiversidade.

Os Dois dedos de Prosa da edição foi com Marcus Vinícius Polignano, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas por sete anos (2013-2020), se despede da presidência e assume a secretaria na nova gestão (2020-2022), com um Comitê institucionalmente forte e consolidado. “Mudo de posto no CBH Rio das Velhas, mas o meu propósito continua o mesmo”, disse Polignano que continua na presidência do Fórum Mineiro de Comitê de Bacia Hidrográfica (FMCBH) e na coordenação do Projeto Manuelzão.


Confira a edição de setembro do Travessia na versão digital:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social